Os discípulos eram pessoas comuns e quotidianas. Quanto mais aprendemos sobre eles, melhor compreendemos o Novo Testamento – e como Jesus usou pessoas como nós para plantar a Sua igreja.

Quem era o apóstolo Tomé?

Chances são de que conhece Tomé como “duvidando de Tomé”. Os Evangelhos não nos dizem muito sobre ele, por isso identificou-se com a história no Evangelho de João sobre a necessidade de tocar nas feridas da crucificação de Jesus antes que ele acreditasse. Mas isto não é tudo para Tomé.

Existe uma boa hipótese de Tomé ser um gémeo. João diz-nos que Tomé era conhecido como “Didymus” a palavra grega para gémeo (João 11:16, 20:24, 21:2). Curiosamente, Tomé também significa gémeo em árabe, a língua comum em toda a Palestina do primeiro século.

Embora todos os Evangelhos mencionem Tomé, é apenas o Evangelho de João que regista qualquer uma das palavras de Tomé. A tradição da Igreja diz-nos que Tomé era um missionário que poderia ter ido parar à Índia, mas é difícil dizer com alguma certeza a que distância para leste ele viajou.

Apesar das poucas referências a Tomé no Novo Testamento, há algumas lições convincentes que podemos aprender com este discípulo. Aqui estão cinco lições de Tomé o apóstolo.

Humans são emocionalmente complexos

É fácil pensar na bravura como uma característica que ou temos ou não temos. A verdade é que por vezes somos mais corajosos que outros.

Quando Jesus disse aos discípulos que ia voltar à Judeia para ver Lázaro, os discípulos lembraram-lhe temerosamente que os judeus de lá tinham acabado de tentar apedrejá-lo (João 11,8). É Tomé que canaliza: “Vamos também, para que possamos morrer com ele” (11:16).

Depois de um comentário como este, pensar-se-ia que nos lembraríamos dele como “Tomé, o Corajoso”. Mas o impacto emocional do julgamento, flagelação e crucificação de Jesus teve um custo, e Tomé tem dificuldade em ressuscitar. Ele é o único que não está presente a primeira vez que Jesus aparece aos discípulos e isto tem um efeito na sua fé (João 20,24). Quando todos os discípulos vêm dizer-lhe que viram o Senhor ressuscitado, Tomé recusa-se a acreditar (João 20,25).

p>O momento de bravura de Tomás não o definiu inteiramente, e o seu momento de dúvida também não deveria. Todos nós temos momentos de que nos orgulhamos e outros momentos que gostaríamos de poder esquecer. O que aprendemos com Tomé é que estar na presença de Jesus fez sobressair o melhor que havia nele, aumentando a sua fé. Inversamente, estar longe de Jesus parecia desencadear dúvidas.

Jesus preocupa-se com as nossas perguntas sinceras

A forma como Jesus falou aos discípulos foi muitas vezes vaga. Só muito mais tarde é que eles compreenderam o que Ele estava a tentar dizer-lhes. Mas isso não significa que Ele não se importasse com as suas perguntas.

A certa altura Jesus disse aos discípulos:

“Não deixem que os vossos corações se perturbem. Crede em Deus; crede também em mim. A casa do meu Pai tem muitos quartos; se não fosse assim, ter-vos-ia eu dito que vou lá preparar-vos um lugar? E se eu for e preparar um lugar para vós, voltarei e levar-vos-ei para estar comigo, para que também vós possais estar onde estou. Sabes o caminho para o lugar para onde vou”. (João 14:1-4, Nova Versão Internacional)

Naturalmente, os discípulos não compreendem necessariamente do que Ele está a falar. E é Tomé que Lhe pergunta: “Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho” (João 14:5, NVI)?

P>Even embora seja óbvio que Tomé está a perder o maior ponto que Jesus está a fazer, o nosso Senhor não fica frustrado com isso. Na verdade, devido à pergunta de Tomé, Jesus diz uma das coisas mais profundas escritas no Evangelho de João:

Jesus respondeu: “Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão através de mim”. Se realmente me conhecerem, também conhecerão o meu Pai. De agora em diante, conhecei-o e vistes-o” (João 14:6-7, NVI).

A lição aqui é que não vos deveis envergonhar das vossas perguntas. Pedir esclarecimentos pode levar a novos conhecimentos e descobertas.

Precisos comunitários-um lote

Quando Jesus aparece aos discípulos, Tomé está ausente (João 20,24). Depois de verem o Senhor, correm para contar a Tomé, mas ele não acredita neles. Há poucas dúvidas de que as dúvidas de Tomé teriam sido atenuadas mais cedo se ele tivesse estado simplesmente com os restantes apóstolos à medida que se reuniam.

Não é intenção de Jesus que O sigamos isolados uns dos outros. É incrivelmente importante para nós estarmos ligados a outros cristãos e reunirmo-nos regularmente com eles. Esta ligação permite-nos ser encorajados pelas histórias uns dos outros e pelas nossas experiências partilhadas.

Jesus é Deus

Uma semana depois de Tomé expressar as suas incertezas, Jesus aparece novamente aos discípulos – e desta vez Tomé está entre eles:

“Uma semana depois os seus discípulos estavam novamente em casa, e Tomé estava com eles. Embora as portas estivessem trancadas, Jesus veio e pôs-se no meio deles e disse: ‘A paz esteja convosco!” Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui; vê as minhas mãos”. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Pára de duvidar e acredita””. (João 20:26-27, NVI).

É provavelmente importante reconhecer a doçura que Jesus expressa aqui. Ele não castiga Tomé pela sua falta de fé. Em vez disso, dirige-se a Tomé de uma forma que lhe permite acreditar.

Num instante, Tomé passa de não acreditar que Jesus ressuscitou a reconhecer que Ele é Deus (João 20,28).

Jesus tem uma mensagem para nós

Tomas caminhou ao lado de Jesus durante três anos. Ele ouviu os ensinamentos de Cristo e viu-O fazer muitos milagres, mas ainda lutou para acreditar que Jesus tinha ressuscitado da sepultura. Depois de tocar nas feridas de Cristo e responder com as palavras “Meu Senhor e meu Deus”, Jesus faz um comentário importante:

“Porque me viste, acreditaste; bem-aventurados os que não viram e ainda assim acreditaram” (João 20,29, NVI).

Jesus está a falar de ti e de mim! Não tivemos o luxo de caminhar com Jesus ou de tocar nas Suas cicatrizes. Vivemos milhares de anos afastados dos acontecimentos registados nos Evangelhos, e Jesus reconhece a fé que é necessária para que acreditemos. É por isso que Ele pronuncia uma bênção especial sobre nós por confiarmos n’Ele!

Prestar atenção aos detalhes

A Bíblia está cheia de detalhes e factos valiosos, e quanto mais nos debruçarmos sobre esses detalhes, mais encorajamento vamos descobrir. E, tal como Tomé, a nossa fé será reforçada. Obtenha o folheto “Quem é este Jesus” para saber mais sobre Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *