Aaron Burden photo | Unsplash

Por Aaron Wilson

Colossians 3:16 diz: “que a palavra de Cristo habite ricamente entre vós”.” Mas por vezes, no nosso entusiasmo em relembrar histórias bíblicas, entretemos detalhes que na realidade não são apoiados pelo texto.

Aqui estão sete coisas que os cristãos tendem a recordar incorrectamente sobre a Bíblia.

Começou a chover assim que Deus trouxe os animais a bordo da arca de Noé.

De acordo com uma canção infantil popular, a inundação começou logo após os animais terem entrado na arca. Esta suposta linha do tempo é frequentemente repetida nas lições bíblicas sobre o dilúvio. Mas a noção é contestada pelos escritos de Moisés em Génesis 7:9-10:

“Dois de cada, macho e fêmea, vieram a Noé e entraram na arca, tal como Deus lhe tinha ordenado. Sete dias mais tarde as águas da enchente vieram à terra”

p>Volta, Noé esperou uma semana desde quando os animais entraram na arca até à primeira queda das chuvas.

p>p> Desta vez, foi provavelmente tentado com dúvida, frustração, e irritabilidade. Ele pode ter tido de lutar contra o orgulho, pois ansiava que os céus se abrissem para vingar o seu nome contra as acusações zombarias dos seus vizinhos.

As escrituras não revelam porque é que Deus fez Noé esperar por uma semana sem chuva. Sabemos, no entanto, que Deus é honrado pela crença e autocontrolo em períodos de espera. É uma lição que muitas vezes ignoramos na nossa pressa de chegar aos elementos mais dramáticos da história das cheias.

O Êxodo começou durante o dia.

Filmes como Os Dez Mandamentos de Cecil B. DeMille e O Príncipe do Egipto retratam os israelitas que deixam o Egipto ao amanhecer do dia. Enquanto o evento massivo provavelmente se prolongou pelo dia, o relato bíblico inclina-se para a viagem inicial que ocorre de facto à noite (ver Êxodo 12:30-34; 41-42; Deuteronómio 16:6).

Esta linha temporal sublinha a extrema urgência dos egípcios em se livrarem dos hebreus imediatamente após a praga final que levou os seus primogénitos machos – um cenário recordado durante gerações através de uma dieta pascal que consiste em pão ázimo comido com grande pressa.

Mary Magdalene era A) a mulher que ungiu os pés de Jesus com perfume caro, e B) uma antiga prostituta.

Mary Magdalene é frequentemente assumida como sendo a mulher de Lucas 7:36-50 que unge os pés de Jesus com perfume e o limpa com o seu cabelo. Esta noção é frequentemente reformulada em sermões e mesmo em canções populares tais como “Caixa de Alabastro”

No entanto, a mulher nesta passagem não tem nome, indicando que provavelmente não era Maria Madalena uma vez que Lucas a identifica pelo nome noutra passagem do seu Evangelho (Lucas 8:2). Dado que Lucas era um historiador tão meticuloso, teria ficado fora de carácter para ele deixar esta personagem central de uma história sem nome se a conhecesse como Maria.

Outra suposta caracterização de Maria Madalena é que ela era uma antiga prostituta. Embora isto pudesse ter sido verdade, a Bíblia nunca faz esta afirmação.

Em Lucas 8:2, ficamos a saber que Maria Madalena foi libertada por sete demónios. Mas nem Lucas nem qualquer outro autor bíblico a descreve como uma antiga prostituta. Esta é uma suposição que vem de uma extrapolação do texto.

Não haverá mais sol e lua na Nova Terra.

alguns cristãos acreditam que não haverá sol ou lua na futura Terra. Este ditado frequentemente repetido é extraído de Isaías 60:19 e Apocalipse 21:23; 22:5.

Uma leitura mais atenta destas passagens, contudo, revela não que haverá uma eliminação do sol e da lua, mas sim que a sua luz já não será necessária.

A questão não é necessariamente que Deus vai remover os corpos celestes do ponto de vista da Nova Terra, mas sim que o brilho da glória de Cristo irá brilhar mais do que eles – tornando desnecessária a sua luz.

Nota que a passagem acima de Isaías também se refere a Sião, um termo para Jerusalém (Isaías 60:14), enquanto a passagem do Apocalipse é específica para “a cidade” (a Nova Jerusalém). Isto indicaria que enquanto a iluminação da glória de Cristo sairá da Nova Jerusalém, pode não iluminar toda a terra de uma forma que o sol e a lua se tornem completamente obsoletos.

David era o rei mais justo do Antigo Testamento.

Como um “homem atrás do próprio coração de Deus”, David é frequentemente recordado como o rei do Antigo Testamento que mais de perto exibia um carácter justo. Claro que isso inclui algumas excepções gritantes, que incluem David:

  • Cometer adultério (2 Samuel 11:1-4)
  • Convencer assassinato (2 Samuel 11:14-27)
  • Instaurar um censo proibido pelo Senhor (1 Crónicas 21:1-1)
  • Não disciplinar o seu filho (1 Reis 1:6)

Estes pecados de David demonstram o grande abismo entre a justiça do Senhor e o carácter de um dos mais estimados reis terrenos. Mas David era realmente o monarca mais justo do Antigo Testamento?

P>Talvez não. Em vez disso, a Bíblia aponta para Ezequias e Josias-descendentes de David como dois dos reis mais justos do Antigo Testamento (ver 2 Reis 18:5-6; 23:24-25).

O facto de ambas as passagens dizerem de dois reis diferentes, “não havia outro rei como ele, nem antes dele nem depois dele”, prova que isto é uma hipérbole. No entanto, dá grandes elogios a estes dois governantes judeus – dando a David alguma competição pesada pelo título de melhor rei do Antigo Testamento.

Havia apenas um barco na água quando Jesus acalmou a tempestade.

Flanógrafos da Escola Dominical e livros de histórias bíblicas retratam frequentemente a existência de um único barco no mar quando Jesus acalmou o vento e as ondas. Mas no versículo que precede imediatamente o relato da tempestade de vento, Marcos escreve:

“Então deixaram a multidão e levaram-no desde que ele estava no barco. E outros barcos estavam com ele” (Marcos 4:36).

Os escritores do Evangelho fazem questão de estabelecer a sua credibilidade, sublinhando que houve testemunhas oculares de muitos dos acontecimentos que relatam. A inclusão por Marcos do pormenor de que havia múltiplos barcos nos documentos sobre a água, houve espectadores adicionais a este milagre para além apenas dos 12 discípulos.

Mary montou um burro até Belém.

Anyone que cresceu a ler este Pequeno Livro de Ouro, sabe que Mary viajou até Belém nas costas de um burro. Mas a ideia de que Maria montou até Belém é na realidade propagada mais pelos conjuntos de Natividade do que pelas Escrituras.

A Bíblia apenas diz que Maria e José “subiram” a Belém (Lucas 2:4-5). Como um pobre casal jovem, poderiam não ter podido dar-se ao luxo de transportar um animal, proporcionando circunstâncias ainda mais humildes em torno do nascimento do Salvador.

Esta é na realidade apenas uma das muitas crenças assumidas que as pessoas trazem para a história do Natal. Veja estas outras lendas urbanas de Natal:

  • Os pastores foram marginalizados
  • Nós três reis do Oriente estamos
  • Não havia lugar na pousada

Deus está nos detalhes

Provavelmente já ouviu dizer: “O diabo está nos detalhes”. Mas de acordo com Jesus – que disse que não passará a mais pequena letra da Sua Palavra e que usou um único verbo do Antigo Testamento para resolver uma grande disputa teológica da Sua época – Deus escreveu a Bíblia com meticuloso cuidado até aos seus pontos mais finos.

Que outros elementos populares da história bíblica presumiram, mas possivelmente incorrectos, que você descobriu ao percorrer as Escrituras? Deixe-nos saber nos comentários.

Aaron Wilson

@AaronBWilson26

p>Aaron é editor associado da LifewayResearch.com.

Dig Deeper at Lifeway.com

Urban Legends of the New Testament: 40 Conceitos errados comuns

David A. Croteau

ACOMPANHAR MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *