Oração aparece em toda a Bíblia. Se a oração é uma conversa sincera com Deus, então encontramo-la tão cedo como as interacções de Adão com Deus no jardim do Éden. Também a vemos tão tarde como a oração para que Jesus Cristo regresse de novo em glória no final do livro do Apocalipse. Há inúmeros exemplos de indivíduos que oferecem orações a Deus dentro da Bíblia. E há todo um livro da Bíblia – os Salmos – que é composto inteiramente de orações.

Um dos temas consistentes no ensino do Novo Testamento sobre oração é que podemos ter a certeza de que Deus irá ouvir e responder às nossas orações. O apóstolo João aponta para isto quando diz: “Esta é a confiança que temos em nos aproximarmos de Deus: que se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve” (1 João 5:14 NVI). Esta é uma mensagem maravilhosa! Diz-nos que Deus conhece as nossas necessidades, e que Deus espera absolutamente que lhe levemos as nossas necessidades através da oração.

Uma forma de pensar sobre a oração na Bíblia é olhar para os diferentes tipos de oração que encontramos. Talvez a maneira mais fácil de pensar sobre os principais modos bíblicos de oração seja através da sigla “ACTS”. Significa Adoração, Confissão, Acção de Graças, e Supplicação. Os quatro tipos de oração que seguem estes nomes são encontrados em muitos lugares na Bíblia.

Prazeres da Adoração

Uma oração de adoração é uma oração que louva a bondade e majestade de Deus. Na Bíblia, encontramos orações de adoração nos Salmos, que são muitas vezes chamados salmos de louvor. Por exemplo, Salmo 111:

p>prezar o Senhor!
Darei graças ao Senhor com todo o meu coração,
na companhia dos rectos, na congregação.
Grandes são as obras do Senhor,
estudadas por todos os que se deleitam nelas.
Bra cheia de honra e majestade é a sua obra,
e a sua rectidão perdura para sempre,
Ele ganhou renome pelos seus maravilhosos feitos,
o Senhor é gracioso e misericordioso,
(vv. 1-4 NRSV)

Pregadores de Confissão

Uma oração de confissão é uma oração de coração. Quando nos confessamos, desnudamos as nossas almas perante Deus acerca dos nossos pecados e deficiências. A confissão a Deus é também um modelo para o tipo de confissão mútua que os crentes no corpo de Cristo são chamados a fazer uns aos outros (ver Tiago 5:16). Mas em última análise, uma vez que todo o pecado é pecado contra Deus, somos chamados a confessar os nossos pecados a Deus. Uma parte fundamental das boas novas de Jesus é que o arrependimento pode trazer perdão e vida nova. De facto, a Bíblia assegura-nos que a confissão sincera perante Deus será recebida com perdão. Vemos isto em 1 João 1,9 que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, aquele que é fiel e justo nos perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça” (NRSV). Assim, as orações de confissão devem ser uma parte regular da nossa vida espiritual, à medida que nos transformamos no povo que Deus quer que sejamos.

Prazeres de Acção de Graças

Uma oração de acção de graças é uma oração que reconhece as coisas boas que Deus nos dá e nos oferece graças por elas: as nossas vidas, a nossa saúde, as nossas famílias, e a nossa fé. O apóstolo Paulo disse-nos: “Alegrai-vos sempre, rezai sem cessar, dai graças em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus por vós” (1 Tess. 5:16-18 NRSV). Uma parte do que significa viver fielmente é viver a partir de um profundo sentimento de gratidão por tudo o que Deus fez por nós. As orações de acção de graças ajudam-nos a fazer isso. Elas dão a devida gratidão a Deus e também nos moldam em pessoas agradecidas no nosso âmago.

Pregadores de Súplica

Uma oração de súplica é uma oração que eleva os pedidos perante Deus. As súplicas são frequentemente divididas entre os pedidos que fazemos por nós (petições) e os pedidos que fazemos em nome de outras pessoas (intercessões). Podemos recorrer novamente ao apóstolo Paulo, que nos disse em Filipenses: “Não te preocupes com nada, mas com a oração e súplica com acção de graças deixa que os teus pedidos sejam dados a conhecer a Deus” (v. 4:6 NRSV). É natural para nós pedirmos a Deus os desejos dos nossos corações, e podemos estar certos de que Deus responderá às nossas orações. Só assim, sentimos a necessidade de rezar em nome dos outros como da nossa família e amigos, bem como daqueles cujas necessidades conhecemos, mesmo que não os conheçamos pessoalmente. Deus responde à oração, mesmo que precisemos de estar conscientes de que as respostas de Deus à oração nem sempre são as respostas que queremos que Deus dê!

Existem outros tipos de oração nas Escrituras para além dos quatro no modelo ACTS. Qualquer pessoa familiarizada com os Salmos saberá que as orações de lamento constituem uma grande parte do Saltério. Estas orações de lamento são um tipo particular de oração própria. Além disso, existem tipos particulares de orações de invocação na Bíblia, apelando a Deus para estar presente de maneiras especiais. As orações de cura enquadram-se nesta categoria, como quando a carta de Tiago se refere à “oração de fé” que pode curar os doentes (ver Tiago 5:13-15).

P>Even assim, familiarizar-se com as orações ACTS é uma grande forma de se familiarizar com os modelos bíblicos de oração em geral. Quando consideramos a oração como um dos meios de graça, o nosso foco volta-se para a forma como Jesus nos mostra como orar através do seu ensinamento e exemplo nos Evangelhos. Não devemos ficar surpreendidos ao saber que o ministério de Jesus está repleto de oração. Ele reza no deserto depois do seu baptismo. Ele cura um homem através da oração. Ele ensina os seus discípulos a orar. Ele retira-se para lugares solitários quando é esmagado pelas multidões para poder voltar a ligar-se ao Pai através da oração. Ele reza no Getsémani para que possa ter forças para enfrentar a sua próxima crucificação. E até morre com a oração nos lábios: “Nas tuas mãos encomendo o meu espírito”

p>a vida e ministério de Jesus estão revestidos de oração. Nisso, oferece-nos um modelo de como viver como seus seguidores. Ele convida-nos a ser um povo de oração. Também encontramos, quando vamos aos Evangelhos, que Jesus quer que rezemos também. A oração mais preciosa que podemos rezar é a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos. É chamada a Oração do Senhor ou o “Pai Nosso”. Parece ser assim:p>O nosso Pai, que está nos céus,
bem seja o Teu nome,
Venha a nós o Teu reino,
serve-se a vontade digna,
na terra como no céu.
Dê-nos hoje o nosso pão nosso de cada dia.
Perdoa-nos as nossas ofensas,
como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal,
Porque teu é o reino, e o poder, e a glória,
pelos séculos dos séculos. Amen.

Encontramos Jesus ensinando esta oração aos seus discípulos tanto em Mateus 6,7-15 como em Lucas 11,1-4. Se hoje quisermos ser contados entre os seus discípulos, devemos oferecer esta oração a Deus diariamente. Se estiver interessado em aprender mais sobre a oração e os outros meios de graça que Deus usa para nos fazer crescer, consulte o meu livro, Os Meios de Graça: Prática Tradicionada no Mundo de Hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *