Quem Escreveu o Livro de Amós?

Baseado em Amós 1:1, os estudiosos supuseram que o autor era um homem chamado Amós, que viveu durante o tempo em que Israel estava dividido em dois reinos. Pastor e cultivador de figos de sicómoro, residia na cidade de Tekoa. Esta cidade estava localizada apenas a 10 milhas a sul de Jerusalém e fazia parte do reino judaico. Amós veio de uma família de profetas mas não era ele próprio um profeta. Pelos seus escritos, podemos especular que era muito provavelmente um homem educado que também estava em sintonia com a opressão do seu povo.

Em nenhum lugar do seu livro Amós afirma ser um profeta. No entanto, ele é acusado de ser um conspirador contra o reino de Israel. Porque era um residente do reino judaico falando contra o reino de Israel, ele recebe oposição.

Contexto e Antecedentes de Amós

Acredita-se que Amós escreveu este livro no período de 760-750 a.C. Os estudiosos usam a sua palavra escrita para verificar isto. O versículo 1:1 afirma “As palavras de Amós, um dos pastores de Tecoa – a visão que ele viu sobre Israel dois anos antes do terramoto, quando Uzias era rei de Judá e Jeroboão, filho de Jeoás, era rei de Israel”. Existem escritos gravados sobre o mencionado terramoto que ocorreu por volta de 760 a.C. Também não há menções de quaisquer lutas que aconteceram após o reinado de Jeroboão, permitindo aos estudiosos fixar a data com sucesso.

Durante este tempo, Israel está a prosperar. Após anos de tumultos, os israelitas estão a gozar de boa posição política e a sua relação com os fenícios está a revelar-se bem sucedida. Juntamente com a riqueza e o luxo, os israelitas estão a voltar os seus caminhos para os deuses dos cananeus. Os padrões morais são esquecidos, e os mandamentos estão a ser ignorados.

Amos está a dizer ao povo de Israel o que vai acontecer se eles não mudarem os seus caminhos. Isto não é bem-vindo, pois ele não é um residente do seu reino. Ele é um forasteiro para eles e eles não acreditam que ele lhes deva dizer o que precisam de fazer. É de notar que o profeta Oséias está a viver e a profetizar ao mesmo tempo que Amós.

Principal Tema e Propósito de Amós

O tema dominante de Amós é resumido em Amós 5:24, “Mas que a justiça flua como a água, e a justiça, como uma corrente infalível”. Ele queria despertar Israel para o erro dos seus caminhos. Tiveram de aprender que a sua nação seria responsável e responsável pelos pecados que cometeram contra Deus.

Existem dois pecados primários que Israel tinha cometido. O primeiro foi a sua ausência de verdadeira adoração. No capítulo 4, Deus aponta a corrupção social e espiritual de Israel. Deus implora a Israel quando diz: “Buscai-me e vivei” (Amós 5:4). Amós está a impressionar o povo de Israel que o dia do Senhor está a chegar. Ele avisa-os para se afastarem do seu pecado e darem a Deus o culto que Ele merece.

O segundo pecado primário foi uma falta de justiça dentro de Israel. Amós 5,10-13 diz-nos que Israel começou a odiar aquele que condena os culpados e despreza aquele que fala de integridade. Ele lembra-lhes que sabe o que fizeram e que haverá um castigo. Amós 6,12 diz “… No entanto, transformou a justiça em veneno e o fruto da justiça em absinto”.

Amos tinha sido escolhido por Deus para partilhar a Sua mensagem de destruição iminente. Isto era um aviso. Israel precisava de um aviso de que, embora fossem o povo escolhido por Deus, não estavam imunes às consequências.

O que podemos aprender hoje com Amós?

A mensagem de Amós é tão importante hoje como era quando era falada a Israel. Amós está a transmitir uma mensagem global que todos nós pudemos suportar para ouvir. Essa mensagem é que nenhuma das nações na Terra escapará ao julgamento de Deus. Todas elas são responsáveis pela forma como agem para com os seus semelhantes – o materialismo e a injustiça social não serão perdoados pecados.

O nosso mundo de hoje pode ser descrito como materialista. Numa sociedade que quer sempre o mais recente, devemos ter o cuidado de não colocar a nossa riqueza material perante Deus. O que fazemos com a riqueza e material com que Deus nos abençoa é a principal preocupação de Amós. Pessoalmente, temos de alargar a nossa riqueza como Deus o faz. Devemos encarnar o carácter, compaixão, e generosidade de Cristo. Tudo o que temos vem do Senhor e deve ser usado para dar glória a Deus.

Globalmente, isto também é verdade. Devemos alcançar uma mão de misericórdia para com os menos afortunados. As injustiças sociais estão a acontecer em todo o mundo. O nosso semelhante está a sentir falta de água potável, comida para comer, e cuidados de saúde inadequados. Deus quer que estendamos a nossa riqueza a estas pessoas. Os cristãos nunca devem acreditar que, por terem o favor de Deus, não têm de ajudar. Ele julgar-nos-á e aplicará punição quando precisarmos dela.

Versículos Favoritos do Livro de Amós

Amos 3:3: “Dois caminham juntos, a menos que tenham concordado em fazê-lo?”

Amos 3:7: “Certamente o Senhor Soberano nada faz sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas”

Amos 4:1: “Ouçam esta palavra, vacas de Basã no Monte Samaria, mulheres que oprimem os pobres e esmagam os necessitados e dizem aos vossos maridos: ‘Tragam-nos umas bebidas!

Amos 5:12: “Pois eu sei quantos são as vossas ofensas e quão grandes são os vossos pecados”. Há aqueles que oprimem os inocentes e aceitam subornos e privam os pobres da justiça nos tribunais”.

Amos 5:24: “Mas que a justiça continue como um rio, a justiça como uma corrente que nunca falha”

Amos 9:15: “‘Plantarei Israel na sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhes dei’, diz o Senhor vosso Deus”.

Fontes

  • Enciclopédia Britannica: Livro de Amós
  • ESV.org: A Mensagem Global de Amós
  • Insight for Living Ministries: Amós
  • Chabad.org: O Profeta Amós, Nissan Mindel
  • A Sociedade Bíblica Internacional: Amós, Introdução da Bíblia de Estudo NIV

p>Foto crédito: ©Sparrowstock

Ashley Hooker é uma escritora freelancer que passa o seu tempo a estudar os seus dois filhos em casa, ministrando ao lado do seu marido enquanto pastoreia uma igreja rural na Virgínia Ocidental, e escrevendo sobre a sua fé. Actualmente, é uma autora contribuinte da revista Journey Christian. Participou em viagens missionárias com os Homens Baptistas NC durante a devastação dos Furacões Katrina e Harvey no Mississippi e Texas. Na sua igreja local, serviu em vários comités centrados na área do evangelismo, juntamente com viagens a West Virginia e Vermont para partilhar o Evangelho. O seu sonho é passar o seu tempo a escrever e partilhar o amor de Cristo com todos os que encontra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *