Subscrever para a Verdade Convincente.org Newsletter:

O sinal de paz, por vezes chamado de cruz quebrada de cabeça para baixo, teve provavelmente origem no final dos anos 50 como um protesto contra o armamento nuclear.
A Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND) afirma que o símbolo veio de Gerald Holtam, um designer profissional que se formou no Royal College of Arts em Inglaterra. Holtam foi um objector de consciência da II Guerra Mundial que passou a guerra a trabalhar numa quinta de Norfolk. Utilizou semáforos, um sistema de sinais militares usando duas bandeiras posicionadas de formas diferentes para comunicar à vista de outra pessoa que compreendia o código. Holtam incorporou o símbolo de N, uma pessoa segurando as bandeiras num V invertido, com o D, em que uma bandeira é hasteada directamente para cima e a outra apontada directamente para baixo. O N significava Nuclear, o D de Desarmamento.
O Comité de Acção Directa Contra a Guerra Nuclear empregou o símbolo em botões e faixas na sua marcha do fim-de-semana da Páscoa de 1958 de Londres para Aldermaston, onde foram fabricadas armas nucleares.
Later, Holtam disse que queria usar uma cruz num círculo, mas o clero tinha-o desencorajado de o fazer. Holtam disse que usou o V invertido para representar o desespero sobre o armamento nuclear, mas mais tarde disse que desejava tê-lo invertido e enfrentado para representar a alegria trazida pela paz. Ele nunca mencionou o conhecimento dos usos anteriores ou simbolismo do sinal (ver abaixo). Pediu um sinal de paz com um V para cima no seu túmulo, mas o seu pedido não foi atendido.
De Inglaterra, o uso do símbolo de paz de Holtam cresceu. Foi trazido para os EUA por Bayard Rustin, que tinha participado na marcha dos Aldermaston e era um protestante dos direitos civis. Foi usado pela primeira vez nos EUA por Albert Bigelow, um protestante pacifista que hasteou a bandeira CND do seu barco enquanto navegava perto de um local de testes nucleares dos EUA. Os manifestantes dos direitos civis e anti-vietnamitas da guerra adoptaram mais tarde o símbolo.
O Museu da Paz em Bradford, Reino Unido exibe esta história do sinal de paz, com esboços originais e documentação da sua utilização. Tem havido reivindicações ligando o sinal de paz ao comunismo, nazismo, uso oculto, hinduísmo, e simbolismo anti-cristão. Mas tais reivindicações são infundadas.
O gesto da mão do sinal de paz, feito segurando um V com o primeiro e meio dedo afastado, foi tornado popular pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial. Churchill usou o V para simbolizar a vitória, dizendo que a paz só viria pela vitória sobre as potências do Eixo. Este sinal, feito com a palma da mão virada para a pessoa que dá o sinal, é ofensivo para muitas culturas, semelhante a dar o dedo a alguém.
Se a paz pode ser alcançada através do desarmamento é um debate que continua, mas o desejo humano de paz permanece. Vivemos num mundo marcado pelo pecado e cheio de agitação, injustiça, e morte. Embora seja louvável trabalhar para uma mudança cultural que resulte numa paz mais ampla, temos de compreender que a paz verdadeira e duradoura vem apenas de Cristo. Os cristãos têm um ditado: “Não Jesus, não há paz”. Conhece Jesus, conhece a paz”. A paz final é a paz com o nosso Criador, o próprio Deus. Isto é impossível sem Jesus Cristo (Romanos 5,1). Jesus é a nossa verdadeira fonte de paz com Deus e com os outros.
Cristãos são chamados a ser pacificadores. Nas Bem-aventuranças, Jesus disse que os pacificadores são abençoados e para serem chamados filhos de Deus (Mateus 5:9). Em Romanos, somos instruídos a estar em paz com todas as pessoas (Romanos 12:18). Mas, mais uma vez, esta paz vem apenas através da obra de Cristo. A paz não se trata de um símbolo ou movimento humano, mas de corações transformados através do poder de Cristo. É uma obra do Senhor.
“Agora que o Deus de paz que trouxe novamente dos mortos nosso Senhor Jesus, o grande pastor das ovelhas, pelo sangue da aliança eterna, vos dote de tudo de bom para que façais a Sua vontade, trabalhando em nós o que é agradável aos seus olhos, por Jesus Cristo, a quem seja glória para todo o sempre. Amém”. (Hebreus 13:20-21).

Verdade Relacionada:
O que significa que “abençoados são os pacificadores”?
Como é Jesus o Príncipe da Paz (Isaías 9:6)?
Em que sentido é a paz um fruto do Espírito Santo?
É a Estrela de David na Bíblia? Qual é a Estrela de David?
Qual é o significado do símbolo do peixe cristão (ixthus / icthus)?
Volta a:
Verdade sobre tudo o resto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *