Jesus disse: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. João 10:10 (NRSV)

Apenas como Deus é três em um – Criador, Cristo, Espírito Santo – os humanos foram criados como três partes: corpo, mente e espírito.

“Que o próprio Deus da paz vos santifique inteiramente; e que o vosso espírito, alma e corpo se mantenham sãos e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”. (1 Tessalonicenses 5:23 NRSV).

Para uma vida óptima – vida abundante – as três partes que tornam os humanos humanos estarão todas em harmonia.

Corpo

Dr. Ted Hill é médico e diácono metodista unido. É director médico do Salvus Center, um centro de saúde baseado na fé que serve segurados trabalhadores e pastor de cura e integridade na Primeira Igreja Metodista Unida em Gallatin, Tennessee.

“Pensamos nas nossas vidas como silos”, disse Hill. “Mas o corpo, a mente e o espírito estão interligados, não separados”

Hill disse como médico, ele olha para as pessoas holisticamente.

“O ponto de vista ortodoxo olha para a pessoa inteira, a forma como Deus pretende que sejamos”, disse ele. “Infelizmente, isso vai contra a nossa forma de viver. Estas três partes não são compartimentadas. Deus significa para nós estarmos inteiros. Em termos de bem-estar físico, para mim, isso significa cuidar de si próprio”

Quando Hill foi ordenado há 11 anos, a saúde do clero era uma das suas ênfases.

“Quando se olha para a população em geral, dois terços são considerados obesos ou com excesso de peso”, disse ele. “Mas para o clero, a percentagem é ainda maior – cerca de 80 por cento!”

Nem sempre foi assim, disse ele.

“Costumava ser que o clero era uma das pessoas mais saudáveis porque viviam um estilo de vida limpo e saudável”, disse ele. “Mas agora, é demasiado frango frito e pouco exercício”.

P>Dizia novamente, é a atitude dos silos. “Quando separamos as nossas vidas em três categorias distintas, esquecemos que existe uma ligação religiosa ao cuidado do nosso corpo””

Ele chama à saúde uma questão espiritual.

Saúde boa “é sobre a limpeza do templo”, disse ele. “Quanto trabalho doméstico é que fazemos para nos mantermos saudáveis? Somos feitos para sermos activos. Precisamos de nos mexer! Quando não nos mexemos, ficamos doentes”

“A disciplina do nosso corpo é crucial”, continuou ele. “Paul fala sobre isto. A parte física de quem somos exige que cuidemos do corpo para sermos tudo o que Deus precisa que sejamos””

A auto-disciplina coloca-o na posição de ser mais capaz de receber ou estar aberto a Deus.

“As ferramentas – as disciplinas espirituais – ajudam-nos a estar abertos a Deus”, disse ele. “Nunca diremos a alguém: ‘Não é preciso rezar. Não precisa de ler as escrituras’. Estas são disciplinas que nos mantêm todos abertos ao encontro de Deus. Fazemo-las para nos prepararmos para responder a Deus”

Mente

O Rev. David McAllister-Wilson, presidente do Seminário Teológico Wesley em Washington, D.C., acredita que a mente é capaz de coisas maravilhosas.

“Estamos ligados pela curiosidade e criatividade”, disse ele. “Creio que Deus nos fez desta forma para que possamos desfrutar da plenitude da sua criação”. Acredito que Ele nos deu a capacidade de desfrutar da vida e tê-la em abundância, como Jesus disse”

A alegria de McAllister-Wilson vem de muitas áreas, e ele vê a mão de Deus nas decisões que a elas conduziram: a sua esposa, filhos e netos que o surpreendem constantemente; o sentimento de admiração que ele tem quando vê as pirâmides egípcias e agarra a dramática varredura da história. Todas estas coisas são possíveis devido à capacidade da mente de amar e apreciar aquelas coisas maiores do que nós.

“Estes são bons presentes, para ter a certeza”, disse ele, “e todos os bons presentes vêm de Deus”. No entanto, é importante lembrar que só porque Deus dá tais dons bons, nem tudo o que é ‘mau’ vem de outra pessoa. Algumas coisas aparentemente más acontecem porque somos humanos, e o mau é apenas parte disso”

p>McAllister-Wilson reconheceu que por vezes a mente pode ir para lugares desconfortáveis, mesmo que alguém seja mentalmente saudável. “Nem sempre podemos pensar em felicidade e pensamentos positivos.

“Todos precisamos de nos lembrar que o cérebro é um órgão humano frágil”, disse ele. “Por vezes o melhor passo é encontrar alguém que nos possa ajudar quando precisamos de orientação para voltarmos ao lugar saudável e positivo”. Estar em comunidade com outras pessoas, fazendo o seu melhor para viver a vida que Deus lhe destinou e reconhecendo que estamos todos unidos, pois os humanos fazem todos parte de uma vida abundante.

“Penso que por vezes pensamos na mente, corpo e espírito como três coisas, mas na realidade são todas uma só”, disse ele. “É assim que vivemos vidas integradas”. A mente e o corpo não podem ser separados. E o aspecto espiritual reúne tudo para tornar uma pessoa inteira”

Para McAllister-Wilson, uma vida abundante traz alegria às coisas do dia-a-dia.

“Temos todos estes momentos ‘aha’ que nos fazem perceber porque é que Deus nos deu uma mente atada à curiosidade”, disse ele, “e com isso, a alegria que vem da capacidade de imaginar e assim criar. Quando utilizamos a nossa mente desta forma, ela começa e termina em maravilha. Percebemos que “os céus estão a contar a glória de Deus”. Este é o fundamento tanto da humildade como da esperança”

Spírito

“Não há dúvida que Jesus Cristo veio ao mundo para trazer vida – não apenas vida adequada – vida abundante”, segundo o Rev. Tom Albin, reitor da Capela do Cenáculo e relações ecuménicas, uma parte dos Ministérios do Discipulado. “Na verdade, nós cristãos acreditamos que a humanidade, desde o início, foi criada por Deus para ser uma bela e abençoada união de corpo, mente e espírito. Com um espírito saudável, desfrutamos e expressamos a plenitude de Deus e a plenitude da alegria para a qual fomos criados”

Ele acrescentou que o oposto também é verdadeiro. Sem um espírito saudável, não há plenitude de alegria, não há abundância de vida, não há capacidade de cumprir o nosso propósito divino na criação.

“Fomos criados à imagem e semelhança de Deus”, disse Albin. “Sabemos isto através da Escritura, da tradição, da razão e da experiência. Sabemos que o nosso início e o nosso fim está em Deus – é bom – e é eterno”. Como é que sabemos isto? Porque conhecemos Jesus Cristo”

Porque Deus é amor, e Jesus é a expressão mais completa do amor, os seres humanos finitos são capazes de compreender o amor.

“Sabemos que fomos criados para amar”, disse ele. “Num sentido real, o amor é simultaneamente um fruto do Espírito e um fruto do Espírito”. Todos os que nascem do Espírito amam, e sem o Espírito Santo a nossa capacidade de amar é apertada e distorcida”

De acordo com as Escrituras, Deus criou cada mulher e cada homem bom com o desejo e a capacidade de amar. “Assim, Deus criou a humanidade à sua imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. … Deus viu tudo o que tinha feito e, de facto, foi muito bom”. (Génesis 1:26-31, NRSV)

Deus é espírito e assim nós, seres humanos, somos seres espirituais. É aí que o modernismo e a pseudociência ficam aquém, disse Albin.

“Tendemos a negar as coisas que não podemos medir, provar, tocar, sentir, cheirar ou identificar através dos nossos cinco sentidos”, continuou ele. “E por muito bons que sejam os nossos cinco sentidos, eles não são suficientes para explicar ou sustentar uma vida abundante”. É por isso que a história está cheia de relatos de pessoas que tinham corpos saudáveis e boas mentes, mas que não podiam ser satisfeitas pelo dinheiro, sexo e poder. Por outro lado, a história também está cheia de histórias de pessoas que tinham corpos doentes e deficiências mentais que ainda gozavam de vidas abundantes, alegres, criativas e gratificantes.

Como pode isto ser? “Deus é amor”. Deus é espírito. Deus é alegria. Deus é criativo. Deus está a dar. Deus é eterno””

Polly House é um escritor e editor freelance, que também serve como assistente editorial para Intérprete e Intérprete OnLine. Vive em Nashville, Tennessee.

Originalmente publicado na Interpreter Magazine, Janeiro-Fevereiro , 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *