“As they went out, they found a man of Cyrene, Simon by name. Obrigaram este homem a carregar a sua cruz” (v. 32).

– Mateus 27:32-34

Encerraram a sua flagelação e zombaria de Jesus no quartel-general do governador (Mat 27:26-31), os soldados romanos tomam o nosso Senhor e começam a Sua marcha em direcção à cruz. Evidentemente, o espancamento físico de Cristo sofreu nas mãos dos centuriões, pois Ele não é capaz de carregar a Sua cruz sozinho. Assim, os soldados obrigam um homem chamado Simão a carregar o peso da cruz de madeira que o condenado teria de carregar (v. 32), ou seja, a parte a que os braços de Jesus serão pregados. A viga vertical da cruz já está colocada no chão antes da chegada do condenado. Simão é de Cirene, um povoado grego no Norte de África, e as tradições eclesiásticas posteriores retratam-no como um modelo de piedade por carregar a cruz do nosso Senhor. Contudo, ele não tem outra escolha senão obedecer às ordens dos centuriões, e fazer do seu porte da cruz de Cristo um sinal da devoção de Simão vai um pouco longe demais. Ainda assim, poderia ser que Simão mais tarde tenha chegado à fé, pois como poderia carregar a cruz de Cristo e depois não estar aberto à mensagem evangélica? Marcos 15:21 diz-nos que Simão tem dois filhos, Alexandre e Rufo, e este último pode ser mencionado em Romanos 16:13.

p>Upon chegando ao Gólgota, o local da crucificação, a Jesus é oferecido vinho para beber. Este vinho é misturado com gal, que é uma erva amarga (Matt 27:33-34), e alguns comentadores acreditam que a poção é uma espécie de narcótico dado para entorpecer a dor. Com base em Provérbios 31,6, as mulheres judias naquele dia dariam por vezes tal vinho a homens crucificados por simpatia; contudo, o problema com esta leitura do texto é que os soldados, e não as mulheres, oferecem a Jesus a bebida. Além disso, parece improvável que os romanos quisessem subitamente aliviar a dor de um homem condenado. O vinho torna-se azedo e intragável quando misturado com fel, e por isso pode ser que os romanos ofereçam a bebida para torturar ainda mais Jesus. Se assim for, este evento cumpre o Salmo 69:19-21.p>De qualquer modo, Jesus não bebe deste cálice (Matt. 27:34). O cálice que Ele bebe, contudo, é o cálice que o Seu Pai lhe deu – o cálice da ira de Deus contra os pecados do Seu povo (1 Pedro 2,24). Agradeçamos que nós que dependemos do sacrifício de Cristo nunca provaremos este cálice de condenação.

Coram Deo

Simon foi obrigado a carregar a cruz de Cristo, mas nós que vivemos após a Sua morte e ressurreição somos chamados a carregar a Sua cruz de bom grado (Lucas 9:23). Como seguidores de Jesus, devemos suportar o escárnio que nos vem ao encontro do Seu padrão de vida e não do padrão do mundo. Lembremo-nos que Cristo sofreu muito pior à medida que sofremos pelo evangelho, e olhemos para Ele para nos tornar capazes de permanecer de pé no dia do julgamento.

Passages for Further Study

Deut. 21:22-23
Deut. 21:22-23
Matthew 26:36-46
Matthew 26:36-46
Romans 5:1-11
Romans 5:1-11
Hebreus 13:10-13
Hebreus 13:10-13

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *