p>Uma pessoa ouve frequentemente alguém judeu dizer: “É um mitzvah!” geralmente referindo-se a um acto caritativo e benéfico realizado por outra pessoa. No entanto, a palavra hebraica mitzvah não significa “uma boa acção” nesse sentido.

Mitzvah significa literalmente “mandamento”. Na realidade, a tradição judaica entende exactamente 613 mitzvot (plural de mitzvah) como sendo derivado da Bíblia hebraica. Os 613 estão listados no Sefer Hamitzvot de Maimonides (Livro dos Mandamentos), divididos em mandamentos “positivos” (coisas que se deve fazer) e “negativos” (coisas que não se pode fazer). Para os ler em hebraico, clique aqui. Para os ler em inglês, clique aqui.

Não é simplesmente uma “boa acção”, por exemplo, para se abster de assassinar ou roubar. E do mesmo modo, os mitzvot que tratam de alimentar os pobres, de agir amavelmente para o estranho, ou de observar o Sábado são muito mais significativos na tradição judaica do que meras sugestões divinas sobre como ser bom. Os mitzvot são mandamentos, tradicionalmente entendidos como vindos de Deus e destinados ao povo judeu para observar.

Aquele de nós que vive no mundo ocidental sente-se muitas vezes desconfortável com a ideia de ser “ordenado” a fazer algo, porque parece privar-nos do direito de escolher a forma como nos comportamos. De facto, a própria Torá diz que quando Deus deu os mandamentos, Deus declarou:

P>Contemplai, pus diante de vós a bênção e a maldição – portanto, escolhei a vida!

Parece que até Deus reconheceu que os judeus tinham uma escolha na matéria – e estava claramente a sugerir a escolha certa.

Mas porque é que os israelitas bíblicos se deram ao trabalho de aceitar e observar o mitzvot? Depois de Deus ter resgatado o povo judeu da escravatura no Egipto, Deus esperava que os israelitas, por sua vez, observassem o mitzvot em eterna e amorosa gratidão por esta redenção. No entanto, a gratidão só vai tão longe, especialmente quando se trata de observar tais mandamentos como guardar kosher (leis alimentares) ou Shabbat (descansar e não trabalhar no dia de sábado). Nos últimos cerca de 3.000 anos, cada geração de judeus, rabinos e estudiosos, tem analisado e argumentado sobre a razão exacta pela qual o povo judeu deveria continuar a observar o mitzvot.

E não é apenas de 613 mitzvot que estamos a falar! Mesmo depois da era histórica da Bíblia hebraica, gerações de rabinos continuaram a actualizar, adaptar e gerar novos mandamentos mais modernos – todos entendidos como sendo derivados do 613 original na Torá. Hoje em dia, os judeus já não praticam sacrifícios de animais ou dão presentes agrícolas a uma classe hereditária de sacerdotes, mas existem mitzvot modernos (frequentemente objecto de controvérsia ideológica) que tratam de questões relacionadas com a doação de órgãos, o kashrut (aptidão para comer) de frutas e vegetais orgânicos, e as relações inter-religiosas. Mitzvot trata de todos os aspectos de como se deve levar uma vida judaica.

Porquê Observar o Mitzvot?

Shabbat pertence a todo o povo judeu

A Torá geralmente explica que o povo judeu deve observar o mitzvot simplesmente porque Deus nos ordenou que o fizéssemos, ou por causa das potenciais consequências negativas que resultariam do não cumprimento. Outros pensadores esforçaram-se por provar que os mitzvot são todos acções completamente racionais e lógicas que qualquer pessoa moral e ética acolheria de bom grado. Outros ainda afirmam que os mandamentos nos melhoram realmente como seres humanos, refinando-nos como pessoas rectas e justas, ou que cumprir os mandamentos de Deus tem na realidade um efeito cósmico sobre o tecido espiritual de toda a criação. E alguns pensadores rejeitam mesmo a importância de fazer esta pergunta por completo, argumentando que a única razão legítima para a realização do mitzvot é para obedecer aos mandamentos de Deus e cumprir a nossa parte no pacto entre Deus e o povo judeu.

p>algumas pessoas observam o mitzvot porque ele os ajuda a identificar e a sentir-se parte da comunidade judaica mais vasta, outras porque acreditam que lhes é ordenado fazê-lo, e ainda outras simplesmente porque é agradável, uma alegria, celebrar as festas judaicas e os rituais domésticos. Mas qualquer que seja a razão que motiva alguém a observar os mandamentos é, na tradição judaica, menos importante do que a própria execução dos mitzvot: Poder-se-ia dizer que a “escritura” é mais importante do que o “credo”. Ou seja, a forma como nos comportamos neste mundo, em relação aos nossos semelhantes e ao mundo em que vivemos, é, em última análise, mais importante do que aquilo em que possamos acreditar. Em última análise, os mitzvot são uma abordagem unicamente judaica de viver uma vida santa neste mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *