O MEANDO DE TRABALHO

INTRODUÇÃO: Um escritor observa que:

“O culto no nosso tempo foi capturado pelo conjunto de mentes turísticas. A adoração é entendida como uma visita a um local atractivo a ser feita quando temos um lazer adequado. Para alguns é um passeio semanal à igreja. Para outros, visitas ocasionais a serviços especiais. Alguns, com uma inclinação para a diversão cristã e o desvio sagrado, planeiam as suas vidas em torno de eventos especiais como retiros, comícios e conferências. Vamos ver uma nova personalidade, ouvir uma nova verdade, obter uma nova experiência e assim, de alguma forma, expandir vidas monótonas no sentido do ouro. Tentaremos qualquer coisa — até que algo mais aconteça”

Descreve-se assim a nossa atitude em relação à adoração? O que é a adoração?”

BODY

I. O QUE É O TRABALHO?

A. Um olhar tanto para a língua original como para a origem da palavra em inglês ajudar-nos-á a compreender o significado.

1. A palavra hebraica primária para adoração.

a. Shachah – “para deprimir, isto é, prostrar (em homenagem a Deus realeza): inclinar-se (auto) para baixo, agachar-se, cair (achatado), humildemente implorar, fazer(fazer) reverência, fazer para inclinar-se, adorar”

2. Três palavras gregas.

a. Proskuneo – “que significa beijar, como um cão a lamber a canela do seu dono), beijar ou agachar-se, homenagem (fazer reverência a,
adore): adoração”. Ocorre 59 vezes no Novo Testamento. Originalmente, levava consigo a ideia de súbditos que caíam para beijar o chão antes do rei da terra ou beijar os seus pés.

b. Sebomai – “para reverenciar, temer”. Usado 10 vezes no Novo Testamento.

c. Latreuo – “para prestar serviço religioso de homenagem”. Usado 21 vezes no Novo Testamento.

3. A palavra na língua inglesa.

a. Literalmente significa atribuir valor a algo.

4. A verdadeira adoração começa com um profundo respeito ou reverência por Deus, um quadro de coração, uma atitude. Um “acto” de adoração é um acto proveniente ou o resultado dessa atitude.

B. A Bíblia fala de vários “tipos” de adoração.

1. Adoração ignorante–Act 17:22-31

a. Actos 17,23 – “pois ao passar e ao considerar os objectos do vosso culto, encontrei até um altar com esta inscrição:AO DEUS DESONHECIDO”. Portanto, Aquele que adorais sem o conhecer,Aquele que eu vos proclamo:

b. Paulo percebeu que eles eram muito religiosos, mas avisou-os que o seu culto religioso não era agradável a Deus, pois era feito sem conhecimento do que Deus queria ou mesmo quem Deus era.

c. A adoração ignorante é como atirar dardos a um olho de touros enquanto se vendam os olhos – assegure-se de que pode atingir a marca, mas mais do que isso
provavelmente fará muitos danos

d. a adoração ignorante não é agradável a Deus, pois ele não é glorificado por acidente, mas por um louvor à consciência do Seu nome.

e. Tal adoração nunca será agradável a Deus, pois a Sua vontade foi revelada (João 4:24).

f. Deus não pisca o olho (tolera) a ignorância – Actos 17:30.

2. Adoração vã

a. Mateus 15:7-9 “Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre ti, dizendo: 8 – “Estas pessoas aproximam-se de Mim com
a sua boca, E honram-Me com os seus lábios, Mas o seu coração está longe de Mim. 9- E em vão Me adoram, Ensinando como doutrinas os mandamentos dos homens””

b. Os fariseus fizeram a sua adoração em vão (inútil), porque se tinham enganado sobre os mandamentos dos homens às suas
práticas.

c. Esta é a atitude que muda o que Deus disse, não respeita o que Deus disse, e não obedece ao que Ele tem
commanded. Ver Leviticus 10:1-11.

3. Will Worship

a. Colossenses 2:23 – Que as coisas têm de facto uma mostra de sabedoria adorará, e humildade, e negligência do corpo; não em qualquer honra à satisfação da carne. (KJV)

b. Colossenses 2:23 – Estas coisas têm, de facto, uma aparência de sabedominação, religião auto-imposta, falsa humildade, e
negligência do corpo, mas não têm qualquer valor contra a indulgência da carne.

c. Esta é a adoração que se centra na satisfação de si próprio. Este é o mesmo tipo de adoração que muitas vezes temos hoje, que
que apela à adoração “centrada no público”.

4. Verdadeiro Culto.

a. João 4,23-24 “Mas a hora é chegada, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois o Pai procura tais adoradores para O adorarem. 24 – “Deus é Espírito, e aqueles que o adoram devem adorar em espírito e verdade”

II. OS ELEMENTOS CORRECTOS DO TRABALHO

A. A adoração está centrada em Deus.

1. Salmos 95:6 – Oh vem, adoremos e ajoelhemo-nos perante o Senhor nosso Criador.

2. Actos 17:23 – “pois enquanto eu estava de passagem e considerando os objectos do vosso culto, encontrei até um altar com esta
inscrição: PARA O DEUS DESCONHECIDO. Portanto, Aquele que adorais sem o saber, Aquele que eu vos proclamo:

p>3. Hebreus 13:15 – Portanto, por Ele ofereçamos continuamente o sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos nossos
lips, dando graças ao Seu nome.

4. Um dos grandes erros da adoração moderna é torná-la centrada no culto. A adoração deve ser centrada no louvor a Deus, não no entretenimento.

a. Precisamos de compreender que as bênçãos que recebemos da adoração são um subproduto do nosso culto e não o foco. Na adoração, devemos fazer e dar, não receber.

b. O esforço para “obter mais” do culto levou a todos os tipos de artifícios artificiais, superficiais e não-bíblicos para “animar” os períodos de adoração. Tal NÃO É DEUS que “se inclina” ao altar do evangelho social.

c. O nosso problema é que determinámos que temos um problema, mas não o diagnosticámos correctamente. O
problema não está com o conteúdo do nosso culto. O problema é com o nosso coração. Somos tão materialistas e carnais que não podemos centrar as nossas mentes de louvor a Deus e precisamos de estimulação artificial para “sentir” espiritual.

B. O lugar correcto do nosso culto.

1. Qualquer lugar onde o povo de Deus habite.

2. Actos 17:24-25 “Deus, que fez o mundo e tudo o que nele há, pois Ele é Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos com as mãos.25- “Nem Ele é adorado com as mãos dos homens, como se Ele precisasse de alguma coisa, pois Ele dá a toda a vida, fôlego e todas as coisas.

3. Esta é a verdade que Jesus revelou à mulher samaritana.

a. João 4,20-21 “Os nossos pais adoravam nesta montanha, e vós, judeus, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar “21 – Jesus disse-lhe: “Mulher, acredita em Mim, está a chegar a hora em que não adorareis nem nesta montanha, nem em Jerusalém, o Pai”

C. Deve haver uma combinação de reverência para com Deus e adoração de acordo com a verdade da vontade de Deus.

1. João 4:24

2. Josué 24:14 – “Agora, pois, temei ao Senhor, servi-O com sinceridade e em verdade, e afastai os deuses que os vossos pais serviram na outra margem do rio e no Egipto”. Sirva o Senhor!

>

br>CONCLUSÃO: O filho de Deus não precisa de estimulantes especiais para o culto adequado. Ele centra a sua vida em agradar a Deus, por isso está sempre feliz por vir perante o trono da graça em louvor ao Rei.

>br>

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *