Foi um ano inteiro desde que partilhei um exemplo do horário diário da nossa filha! Na sua maioria, o nosso horário diário com uma criança de 2 anos não mudou assim tanto desde o seu horário infantil de 12 meses de idade. Quando ela virou uma, já tinha caído com sucesso para uma soneca, estava a tomar um biberão apenas de manhã e à noite, e estava a comer 3 refeições por dia. Não se preocupe. Desde então, já deixámos cair o biberão físico! Mas ela ainda tem uma chávena de leite com pequeno-almoço e jantar, e felizmente ainda está a ficar forte com uma sesta por dia.

Por isso, embora à primeira vista possa parecer que não mudou muito, a nossa rotina diária com uma criança sente-se muito mais estruturada do que há um ano atrás. Aos 12 meses de idade, Gemma estava apenas a começar a andar, as aulas e as actividades fora de casa eram super agitadas ou falhadas dependendo do dia, e a hora das refeições era dura.

Agora apenas tímida de 2 anos de idade, e estamos a viver com (e a amar) a nossa criança de peito cheio. Caminhando, correndo, saltando, saltando. A falar frases completas. E a falar sem parar. Aprender mais depressa do que posso sequer acreditar. A brincar de forma independente. Na verdade, seguir instruções. Mesmo ajudando em casa, se é que se pode acreditar.

Gemma Joan

e rapaz, ela adora as suas actividades.

A nossa filha ainda vai à creche (referimo-nos a ela como “escola”) às terças e quintas-feiras. Isto permite-me recuperar o fôlego, manter a casa em ordem, e trabalhar em part-time nos meus negócios. Enquanto alguns dias a deixo tarde, ou vou buscá-la cedo, na maioria das vezes ela está lá 9ish-5ish.

Esta configuração significa que me classifiquei como uma estadia maioritariamente em casa mãe. Assim, quando se trata de partilhar o nosso horário diário com uma criança de 2 anos, vou referir-me à nossa rotina de segunda, quarta, sexta (e fim-de-semana).

O nosso horário diário de 2 anos

• 7:00AM – Acorda. Na maioria das manhãs ouvimo-la acordada e conversando, cantando, ou tocando no seu berço um pouco antes das 7. Alguns dias são às 6:30, outros dias ela ainda está a dormir às 7:15. Mas se ela acordar cedo, normalmente esperamos pelo menos até às 7 da manhã para entrar e levantá-la para o dia. Esta consistência ajuda seriamente a reforçar a “hora da noite” e a “hora de acordar”, e é algo a que nos temos agarrado muito estritamente desde que começámos a treinar para dormir. Normalmente trazemos a Gemma para a nossa cama durante alguns minutos antes de descermos as escadas. Ela terá o seu leite na nossa cama e lerá um livro ou dois enquanto desfrutamos do nosso café.
  • 7:30 da manhã – Pequeno almoço. Vamos lá para baixo em família e tomamos o pequeno-almoço! Este é um processo longo e lento para nós. O meu marido trabalha em casa, por isso desliza para o seu escritório assim que termina de comer, mas eu e a Gemma saímos, comemos e pegamos no nosso próprio ritmo.
  • 8:30AM – Prepare-se. Nos dias que não são de cuidados diários temos sempre actividade matinal fora de casa, por isso, assim que o pequeno-almoço está pronto, é hora de se preparar. Isto é uma lavagem rápida das mãos, escovar os dentes, vestir a rotina. Faço uma rápida recolha do seu quarto, ponho brinquedos e almofadas e roupas no sítio certo, e faço as nossas malas para a manhã.
  • 9:00AM – Fora de casa! Depois é hora de entrar no carro e sair para a manhã. Às segundas-feiras, Gemma vai a uma aula de ginástica para crianças. Na quarta-feira de manhã ela tem aula de música. E às sextas-feiras de manhã vamos normalmente à biblioteca, ao ginásio aberto da nossa cidade no centro recreativo público, ou a um encontro com amigos.
  • 11:00AM – Almoço. Há uma pequena sala de agitação para a hora de início do almoço. Pode ser tão cedo quanto 11 da manhã (especialmente nos dias em que saltamos um lanche matinal), ou mais perto das 12 horas, se a nossa actividade matinal for longa.
  • 12:00PM – Sesta. Ainda vamos fortes com uma sesta por dia, felizmente! Infelizmente, a duração da sesta varia muito. Gemma dormirá entre 1,5-3+ horas, o que torna difícil planear as nossas tardes! Mas ela cai de forma bastante consistente entre as 12-12:30 da noite. A variação aqui é baseada na nossa actividade matinal e hora de almoço.
  • 14:30PM – Acorda. A namorada gosta de acordar devagar. Normalmente ficamos um pouco rabugentos depois da hora da sesta, por isso, sentamo-nos no quarto dela e lemos livros, aconchegamo-nos, e olhamos para o que se passa fora das janelas dela durante algum tempo. Por fim, convenço-a a descer as escadas, geralmente oferecendo um lanche.
  • 15:00PM – Juntos. Embora eu faça muitos dos meus recados em dias de creche, o bloco da tarde é quando faremos recados juntos, se necessário. Dependendo do tempo da minha lista de tarefas, por vezes embalo um lanche para o carro e ponho-me a andar logo após a sesta. Outras vezes, sentar-nos-emos juntos em casa para um lanche antes de sairmos. Ou, se os meus doses estiverem prontos para o dia, então todo este bloco antes do jantar é hora de brincar. Vamos alternar entre coisas como brincadeiras livres na sua sala de brinquedos, passeios ao ar livre (o seu preferido é ver os autocarros escolares!), dirigirmo-nos a um parque infantil, artesanato, ou sentarmo-nos para um programa de televisão.
  • 17:00PM – Jantar. Estamos sempre de volta a casa às 5. Uma das maiores bênçãos de ter o meu marido a trabalhar a partir de casa é a nossa rotina de jantar familiar. Claro que algumas noites ele está fora ou eu estou fora. Mas 90% das vezes nós os três podemos sentar-nos entre as 17 e as 18 horas e jantar juntos. Gemma come o que estamos a comer, embora por vezes seja uma versão desconstruída ou sem especiarias. Ela gosta de sabores, mas não gosta muito de alimentos picantes, e ela vai dizer-nos! “Demasiado picante!” Adoro ter uma sala de jogos fora da cozinha, porque isto permite que Gemma se levante quando está pronta e brinque independentemente enquanto terminamos. Eventualmente, vamos avançar para a ideia de crianças sentadas até o jantar estar pronto, mas ela tem 2 anos. Não acho justo esperar que uma criança de 2 anos se sente à mesa de jantar para sempre. Ela costuma dizer-nos quando está pronta para lavar as mãos e brincar. O meu marido e eu podemos terminar as nossas refeições ou limpar a cozinha antes de passar para a sua rotina de cama.
  • 19:00PM – Cama. A nossa rotina para a cama costumava ser super rápida. Tipo… 5 minutos rápido. Mas a nossa criança de 2 anos gosta muito, muito de livros, e estamos a esforçar-nos para não amortecer esta excitação, ou apressar esta importante hora do dia! Assim, a nossa rotina na hora de dormir é escovar os dentes, depois muitos livros, antes de uma mudança rápida para pijama e cama. A maioria das noites ainda são 19 horas em ponto. Mas ao entrarmos no nosso primeiro Verão com um bebé, podemos começar a adiar um pouco a hora de dormir para as 19:30 ou mesmo para as 20:00. Nem sempre, mas queremos saborear a nossa estação de Verão, e isso pode significar passeios especiais, jantares fora, mais passeios nocturnos, ou quem sabe o quê. Mas por agora, a hora de dormir é 19:00 e a nossa criança de 2 anos está sem luz!

E lá está ela. O nosso horário diário com uma criança de 2 anos de idade em casa! Uma vez que este posto se concentrava principalmente na rotina diária da nossa criança de 2 anos, penso que pode ser divertido partilhar outro posto em breve que realce o dia típico da minha perspectiva como uma estadia em casa mãe. Serei capaz de destacar como finalmente criei uma rotina matinal produtiva para mim própria e quando me espremer em coisas como trabalhos domésticos, contas e recados.

Por isso, fiquem atentos a isso! Entretanto, pergunte se tiver perguntas sobre a nossa agenda diária de 2 anos. Ou… partilhe a sua agenda diária com uma criança de 2 anos se ela parecer diferente da nossa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *