Origem de Ave Maria Oração

A oração de Ave Maria provém de duas passagens do evangelho de Lucas. A primeira, encontrada em Lucas 1:28, diz: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo! Isto foi mencionado pelo anjo Gabriel quando ela saudou Maria; este acontecimento é também conhecido como a Anunciação. A segunda passagem pode ser encontrada em Lucas 1:42, e diz: “Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre! Estas palavras foram ditas por Isabel quando ela visitou Maria e a cumprimentou. Para muitos católicos, este evento chama-se também a Visitação.

Embora os dois versículos sejam do mesmo livro da Bíblia, estas linhas só foram reunidas por volta do século XI. De acordo com a Enciclopédia Católica:

Na verdade, há pouco ou nenhum vestígio da Ave Maria como uma fórmula devocional aceite antes de cerca de 1050. Todas as evidências sugerem que ela se ergueu a partir de certos versículos e responsabilidades que ocorreram no Pequeno Ofício ou Cursus da Santíssima Virgem que, precisamente nessa altura, estava a ser favorecida entre as ordens monásticas. Dois manuscritos anglo-saxónicos no Museu Britânico, um dos quais pode ser tão antigo como o ano 1030, mostram que as palavras ‘Ave Maria’, etc. e ‘benedicta tu in mulieribus et benedictus fructus ventris tui’ ocorreram em quase todas as partes do Cursus, e embora não possamos ter a certeza de que estas cláusulas foram inicialmente unidas de modo a fazer uma oração, há provas concludentes de que isto só se concretizou muito pouco tempo depois.

Nos seus primeiros anos, a oração era composta apenas desses dois versículos (Lucas 1:28 e Lucas 1:42) e era chamada a “Saudação da Santíssima Virgem”. Mais tarde, foi acrescentada a segunda metade da oração. Nessa altura, foi publicada em latim, com o título “Ave Maria”

Ave Maria, no entanto, só foi oficialmente finalizada quando o Catecismo do Concílio de Trento foi publicado. Aí, foi referida como a “Saudação Angelical”. Mais tarde, a oração foi incorporada no Breviário Romano de 1568. Desde então, tem sido amplamente utilizada e é conhecida por uma grande maioria de católicos.

h2>Ave Maria Oraçãop>Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor está convosco.
Sabrai vós entre as mulheres,
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
prai por nós pecadores,
nova e na hora da nossa morte.
Amen.h2>Ave Maria, em latimp>Ave Maria, gratia plena,
Dominus tecum,
benedicta tu em mulieribus,
et benedictus fructus ventris tui Iesus.p>p>Sancta Maria mater Dei,

ora pro nobis peccatoribus,
nunc, et in hora mortis nostrae.

Ave Maria em espanhol

Dios te salve, Mara,
llena eres de gracia,
el Seor es contigo.

p>Bendita tu eres entre todas las mujeres,
y bendito es el fruto de tu vientre, Jesus.p>Santa Maria, Madre de Dios,
ruega por nosotros, pecadores,
ahora y en la hora de nuestra muerte.
Amen

Ave Maria Ortodoxa Oração

Ave Maria, também conhecida como Ave Mãe de Deus, A Saudação Angélica, ou Ave Maria (título latino usado pelos católicos romanos) é uma oração cristã tradicional que pede a intercessão da Santa Virgem Maria conhecida na Igreja Ortodoxa como Theotokos (que significa “Portador de Deus” ou “Doador de Nascimento a Deus”), a mãe de Jesus Cristo. A Ave Maria é utilizada pelos cristãos ortodoxos (ortodoxos orientais) e ortodoxos orientais. É normalmente cantada três vezes no final das Grandes Vésperas durante uma Vigília Toda a Noite, bem como muitas vezes no decurso da oração diária.

Theotokos Virgin, alegra-te, Maria cheia de graça, o Senhor está contigo.
Menino de Ave Maria Oração

O Catecismo do Concílio de Trento divide a oração da Ave Maria em duas partes ao definir o seu significado. Isto é o que o Catecismo diz sobre a primeira parte:

A primeira parte da Saudação Angélica. Quando dizemos a título de oração: ‘Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres’, rendemos a Deus o mais alto louvor e agradecemos-lhe muito, porque acumulou todos os seus dons celestes sobre a Santíssima Virgem; e à própria Virgem, por esta sua singular felicidade, apresentamos as nossas respeitosas e fervorosas felicitações.

E esta é a descrição no Catecismo da segunda parte:

A esta forma de acção de graças a igreja de Deus acrescentou sabiamente orações e uma invocação da Santíssima Mãe de Deus, pelas quais voamos piedosa e humildemente para o seu patrocínio, para que, interpondo a sua intercessão, ela possa conciliar a amizade de Deus para connosco, miseráveis pecadores, e possa obter para nós as bênçãos de que necessitamos nesta vida e na vida futura. Filhos exilados de Eva, que habitam neste vale de lágrimas, não deveríamos nós suplicar sinceramente à Mãe de misericórdia, a advogada dos fiéis, que reze por nós? Não deveríamos suplicar seriamente a sua ajuda e assistência?

Ave Maria continua a ser, hoje em dia, uma oração muito importante para os católicos de todo o mundo. É uma grande expressão de amor à Virgem Maria usando palavras da própria Escritura. As petições na parte final servem também como uma bela oração para pedir a sua ajuda em tempos de necessidade.

Importância de Maria no Cristianismo

Na fé católica, Maria é uma pessoa chave, e a sua vida mostra a forma como o Pai Celestial trabalha também na vida das pessoas. Maria é uma pessoa muito simples que vive uma vida muito vulgar; apesar disso, Deus ainda a chamou para desempenhar um grande papel, que é levar Jesus Cristo no seu ventre.

Como parece, foi realmente uma tarefa bastante difícil. Imagina ser a mãe do Filho de Deus? Além disso, durante esse tempo, as mulheres não eram vistas como iguais aos homens na sociedade. Além disso, quando Jesus nasceu, o rei da época, chamado Herodes, emitiu um decreto ordenando a matança de bebés no seu reino. Com isso, Maria teve de fugir da sua cidade natal para manter o seu filho a salvo.

No entanto, suportando todas essas provações, Maria foi fiel e permaneceu comprometida com o papel que Deus lhe preparou. Ela foi capaz de trazer a este mundo o único Filho de Deus.

Existem três valores chave que os católicos podem aprender com Maria, plenamente praticados por ela na forma como viveu a sua vida. À medida que nos são ensinados estes valores, vamos aspirar a praticá-los também na nossa vida diária, manifestando estes valores na forma como lidamos com os outros.

O Valor da Humildade

Ser humilde é um dos valores fundamentais que um católico deve ter. O acto de receber Cristo é, em si mesmo, um acto de humildade. Podemos ver na vida de Maria que devemos evitar o egoísmo e o orgulho. Mesmo sendo a mãe de Jesus Cristo, ela não usou este privilégio para fazer valer o poder e obter vantagens injustas. Em vez disso, ela permaneceu humilde enquanto continuou a servir a Deus.

The Value of Simplicity

Vemos que Maria viveu uma vida muito simples. Mesmo com o tipo de favor que Deus lhe concedeu, ela aceitou-o humilde e graciosamente. Isto é diferente do nosso mundo de hoje, que glamuriza a riqueza material. Agora, não há nada de errado em apreciar os frutos do nosso trabalho; só se torna um problema quando estas coisas se tornam obsessões que nos distraem de Deus.

A simplicidade encoraja-nos a depender mais de Deus e a usar os Seus padrões para medir as nossas próprias vidas. Faz-nos perceber que há mais na vida do que perseguir as aspirações mundanas. Além disso, viver permite-nos simplesmente compreender a situação dos necessitados. Deus tem um coração para os necessitados, e o nosso objectivo deve ser o mesmo.

O Valor da Caridade

No âmago de tudo o que Maria fez está a caridade. Para alguém, ser mãe é em si mesmo uma perseguição caritativa, exigindo que ela seja generosa para o bem do seu filho.

Na fé católica, as palavras “amor” e “caridade” são frequentemente usadas de forma intercambiável, e por uma boa razão. A prática da caridade é uma espécie de amor, e quando demonstramos caridade nas nossas vidas, mostramos que amamos a Deus acima de qualquer outra coisa. Por esta razão, todos os outros valores católicos acabam por apontar de novo para o valor da caridade. E ao sermos caridosos, manifestamos também os outros frutos do espírito, tais como a misericórdia, a paz e a alegria. Os actos de sacrifício feitos em nome da caridade servem sempre para alimentar as nossas almas.

Artigo por Pearl Dy.

Crédito de imagem: pexels.com

Este artigo faz parte das respostas de oração do Christianity.com, incluindo orações famosas e actuais e informações sobre o poder da oração. Encontre mais artigos relacionados na colecção de orações abaixo:

p>Oração da Serenidade
Oração do Senhor
Oração da manhã
Pregadores para a cura
Oração de Acção de Graças
Oração de Avivamento
Oração de Natal
Pregadores para a Paz
Pregadores para a Protecção
Pregadores para a Força
Oração no Espírito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *