Quando entrei na Igreja Católica, um membro da família expressou uma preocupação sobre a adoração de Deus através da liturgia.

A preocupação tinha duas vertentes: Primeiro, este indivíduo preocupava-se que a estrutura da liturgia fosse sufocante, impedindo que as pessoas oferecessem a Deus o louvor genuíno ou sincero que brota espontaneamente do seu coração e da sua mente. Porquê dizer as palavras de outra pessoa quando certamente as suas próprias são mais honestas? Em segundo lugar, sentiram que a liturgia católica era feita pelo homem, uma invenção de uma Igreja insatisfeita com a simples mensagem da Escritura ou com a intenção de manter as pessoas servil com a adição de práticas estranhas, não bíblicas e supersticiosas, como respostas repetitivas, o uso de água benta, ou gestos estranhos.

Na continuação da nossa série de reflexão sobre a restauração da reverência na Missa, é um bom momento para considerar o que é a liturgia. Isto porque as partes seguintes da Missa que examinamos são ambas chamadas “liturgias” – a Liturgia da Palavra e a Liturgia do Sacramento. Pode encontrar as outras partes desta série abaixo:

Toward Recovering a Love for the Eucharist

Is the Way Catholics Worship Weird or Wonderful?

Sing for the Love of God: Insights from St. Augustine

Revering God’s Name at Mass

As duas liturgias compreendem a substância da Missa e o nosso culto. Elas são as acções gémeas de Deus sobre nós, e é através destas duas liturgias que recebemos a graça de Deus.

A superação de um erro comum

Antes de responder a estas críticas da Liturgia e reflectir sobre a razão pela qual o culto católico é litúrgico, devemos compreender o próprio termo. Hoje, quando falamos de uma “liturgia” ou dizemos que praticamos um culto “litúrgico”, denota-se um certo estilo de culto. Culto “litúrgico” é o culto que tem uma estrutura definida e um conjunto de orações ou partes fixas. Embora útil no nosso contexto, não explica porque é que as pessoas antigas usavam “liturgia” para descrever o seu culto.

Mais recente e popularmente, tem havido uma tentativa de recuperar o significado original do termo “liturgia”, apontando a sua etimologia. O termo “liturgia” combina, de facto, duas palavras gregas – a palavra para “povo” e a palavra para “trabalho”. Isto levou à noção generalizada de que uma liturgia é simplesmente o “trabalho do povo” ou “o trabalho do povo”.

No entanto, esta interpretação de “liturgia” arrisca-se a uma falácia etimológica – uma falácia que define um termo com base nas suas raízes e não no seu uso. Por mais simples que seja um erro, não é inofensivo. Tem sido utilizado para validar uma certa agenda, nomeadamente, uma abordagem mais igualitária do culto, em que todos estão igualmente envolvidos no culto. Se a Liturgia é “o trabalho do povo”, então o povo precisa de ser mais envolvido e a distinção entre os leigos e o clero deve recuar.

Quando estudamos o contexto greco-romano, descobrimos que “liturgia” significava originalmente algo mais como “serviço público” ou “dever público”. No mundo greco-romano, uma liturgia era algo feito para o bem do público. Por outras palavras, é mais “trabalho feito para o povo” do que “trabalho feito pelo povo”. No contexto da religião, uma liturgia era oferecida em nome do público. O culto a Deus foi realizado para a protecção e prosperidade da cidade.

Liturgia significa que o culto é uma missão

Ao chamar as duas partes da missa de “liturgias”, os primeiros cristãos não pretendiam assinalar que o seu culto era igualitário, mas que era um acto público de serviço ao povo da sociedade. Os cristãos reunir-se-iam para ouvir a Palavra de Deus e receber a Eucaristia para a salvação do mundo. Isto não é para negar que o fizeram antes de mais nada para adorar a Deus e para obter a salvação para as suas almas. Mas ajuda-nos a reconhecer que o culto cristão é inerentemente missionário, oferecido para o benefício do mundo. Ainda hoje, muitas vezes “oferecemos a Missa” a outros que estão em necessidade, na esperança de que em algum sentido o nosso culto a Deus lhes traga graça.

A dimensão missionária do nosso culto é também ilustrada pelo facto de na tradição ocidental a liturgia ser chamada “Missa”. Este termo não provém do facto de a adoração ser uma reunião das “missas”, como os meus alunos muitas vezes adivinham. Vem antes da palavra latina missa ou missio, que significa “despedimento”. Nos cultos de adoração originais, houve duas demissões, uma no final da Liturgia da Palavra e outra no final da Missa. Assim, a expressão “Vai, estás despedido” foi dita duas vezes. Ouvir esta palavra latina missa levou frequentemente as pessoas a chamar ao culto, “Missa”.

Existe aqui um bom significado, mesmo que não esteja claro se a alcunha o pretendia. Identificar o culto como o momento em que se é “dispensado” ou “enviado” reforça a noção de que a Missa é para o bem do mundo. A Missa é o que nos equipa e encoraja a cumprir a nossa vocação baptismal para sermos sacerdotes, reis e profetas no mundo. É o lugar onde vamos para sermos enviados ao mundo para espalhar o evangelho. Aqui vemos quão abnegada é a nossa adoração: ela é oferecida a Deus em nome dos nossos vizinhos.

Is Liturgia Insincere?

No nosso tempo, a liturgia representa um estilo de culto que tem uma estrutura imutável e um stock imutável de orações. O padre não pode entrar e decidir celebrar primeiro a Eucaristia, ou substituir um tempo de partilha no lugar da Liturgia da Palavra. O pastor evangélico, contudo, que não tem um padrão definitivo de culto pode mudar as coisas como ele (ou ela) achar conveniente.

alguns, tal como o meu familiar, pensam que esta inflexibilidade e estrutura torna a adoração formal, rígida e, portanto, inautêntica. A grande beleza do serviço evangélico, segundo nos dizem, é que pode ser adaptado às necessidades, gostos e expressões da comunidade de adoração, tornando-o mais provável uma verdadeira expressão da piedade das pessoas.

Poucas coisas podem ser ditas. Primeiro, a Igreja Católica de modo algum desencoraja a oração e o louvor pessoais e espontâneos. Muito pelo contrário (ver o Catecismo sobre a oração. Mas no contexto do culto corporativo, a ordem, o decoro, e a coerência são importantes. Como São Paulo advertiu, “Deus não é um Deus de confusão mas de paz” e por isso “todas as coisas devem ser feitas decentemente e em ordem” (1 Coríntios 14:33, 40).

A Rebelião no Coração dos Grandes Despertares

Esta crítica particular ao culto litúrgico vem dos Grandes Despertares na América e Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX. Esta foi a era do Iluminismo, que encorajou a humanidade a rejeitar autoridades, particularmente se essas autoridades fossem sacerdotes, bispos, ou o Papa. Immanuel Kant, o grande filósofo do Iluminismo, exortou-o: “Atrevei-vos a usar a vossa própria razão”! Pensa por ti próprio, por outras palavras.

Enquanto os filósofos do Iluminismo diziam aos europeus para pensarem por si próprios, os pregadores dos Grandes Despertares exortaram britânicos e americanos a acreditarem por si próprios. A fé deveria ser um encontro pessoal com Jesus no poder do Espírito Santo, não um reconhecimento intelectual seco de artigos de fé escolásticos. A liturgia e a igreja tradicional eram estólidas, estórias, obsoletas, pensavam eles.

Os evangélicos dos Grandes Despertares viram-se como continuando o trabalho da Reforma Protestante do século XVI, purificando ainda mais as igrejas da Reforma a partir de elementos católicos residuais. Assim, tal como os intelectuais do Iluminismo tentaram desencorajar a sociedade de ouvir os padres, também os pregadores evangélicos emitiram avisos contra o clero. Pregadores como George Whitfield pregaram deliberadamente nos campos, em vez de nas igrejas, e avisaram a sua audiência contra o clero que ele pensava serem frequentemente falsos não convertidos.

Estes pregadores do Despertar enfatizaram a “religião do coração”, uma religião que era profundamente emocional e entusiástica. E, de facto, as pessoas eram conhecidas por terem respondido com gritos de alegria e lágrimas de tristeza. Pensavam que um serviço de culto programado ou formal impedia as pessoas de um encontro genuíno com o Espírito Santo que deveria levar a erupções espontâneas de sentimento e sentimento. Portanto, as orações deveriam ser “do coração” do cristão comum, em vez de serem prescritas por clérigos frios. É neste contexto que surgiu a crítica evangélica da liturgia como uma forma de culto falsa e insincero.

Simplicidade não garante a sinceridade

O que podemos dizer em resposta? Não segue isso porque a adoração é indeterminada e espontânea, sendo portanto mais autêntica. Simplicidade não equivale a sinceridade. Certamente alguém poderia “passar pelos movimentos” de um culto mais exuberante ou improvisado. Qual é a verdadeira diferença entre fazer o Sinal da Cruz e mãos levantadas ou balançar os braços? São ambos gestos.

Na verdade, estive num culto evangélico de capela não há muito tempo e vi que as expressões e gestos emocionais podem ser fingidos ou realizados com grande facilidade. Observei uma adoradora entrar tarde, levantar imediatamente as mãos, levantar a cabeça em direcção ao céu, e balançar ao ritmo da canção de louvor. Mas, ao receber uma mensagem de texto, baixou as mãos, respondeu ao texto enquanto continuava a balançar, levantando ocasionalmente um braço e agitando-o. E depois partiu, aparentemente para se encontrar com quem quer que lhe estivesse a enviar uma mensagem de texto. Não parecia que as suas expressões mais emotivas significassem que ela estava mais em contacto com o culto do que a pessoa que recitava as respostas na Missa. O que parece importar é a disposição do adorador e não o estilo de culto, e um coração verdadeiramente devoto poderia ser apaixonado por qualquer forma de culto.

As orações prescritas não são necessariamente impessoais

Em segundo lugar, as orações prescritas não são intrinsecamente impessoais. Elas podem ser profundamente transformadoras, solicitando os nossos desejos e preservando os nossos elogios do erro. Embora talvez mais genéricas e formais do que as orações espontâneas, as orações prescritas são intencionais e podem muitas vezes inspirar em nós uma aspiração para além daquelas que sentimos no momento. São regularmente baseadas em passagens das Escrituras ou derivam de orações tradicionais do passado da Igreja, pondo-nos assim em contacto com uma Igreja que transcende o nosso momento. É bom saber que as nossas orações não são apenas nossas, que não somos um indivíduo isolado perante Deus, mas que estamos no meio de uma grande nuvem de testemunhas que encontraram Deus diante de nós e que podem ser capazes de nos ensinar como melhorar a nossa devoção a Deus.

De facto, acontece regularmente que as grandes preces da história não só são mais profundas e significativas do que quaisquer divagações fora de moda que eu pudesse formular, mas trazem frequentemente à mente certos pensamentos ou sentimentos que não me ocorreriam para além deles. Na verdade, não são regularmente as orações que eu teria dito, mas as orações que preciso de dizer. Elas tornam-me consciente de coisas que provam ser importantes para o meu culto a Deus.

Existe também um grande conforto nestas orações, pois elas foram “examinadas” por assim dizer pela Igreja. Isto assegura-nos que não estamos a rezar mal ou, pior ainda, a dar-nos falsas impressões sobre Deus ao inclinarmos Deus aos nossos sentimentos, mas estamos a conformar os nossos sentimentos, desejos, e intenções à natureza e vontade de Deus. Isto é muito importante se o antigo axioma de que a forma como rezamos molda o que acreditamos (lex orandi, lex credendi) for verdadeiro.

A adoração autêntica satisfaz Deus, Não Nós

Finalmente, e mais significativamente, certamente o que torna a adoração autêntica não é a satisfação do adorador, mas a satisfação de Deus. A adoração verdadeira adora a Deus de forma apropriada, verdadeira, e de acordo com os seus desejos. Os nossos sentimentos, embora não sejam insignificantes, não são determinantes.

O problema da adoração moderna é que ela inverteu a ordem das coisas, tornando o prazer humano mais valioso do que o louvor divino. Como o P. James Jackson, F.S.S.P. observou:

“O homem moderno cedeu à tentação de adaptar a religião ao homem, em vez daquilo que a Igreja sempre se esforçou por fazer: adaptar o homem à religião”.

Nada supérfluo: Uma Explicação do Simbolismo do Rito de São Gregório o Grande, 5

Porquê pensar que a satisfação dos nossos corações é um bom padrão para o que constitui um culto genuíno? O profeta Jeremias diz-nos que o coração humano – que é a sede dos nossos desejos e emoções – é “enganoso e desesperadamente corrupto” (Jeremias 17:9).

Em vez disso, os nossos corações devem ser conformes à glória de Deus, para que aprendam a deleitar-se não com uma pressa emocional ou uma experiência musical ou retórica, mas com a glória de Deus. Esta é a razão pela qual a liturgia é frequentemente estável. A firmeza da liturgia permite ao adorador concentrar-se no significado do que está a ser feito e dito. P. Jackson novamente:

“As realidades divinas só gradualmente rendem todo o seu significado. Assim, compreender a liturgia é um processo longo e progressivo de se familiarizar com uma realidade particular. Esta é uma das muitas razões pelas quais a liturgia deve ter uma grande estabilidade, não só em textos, mas também em gestos, vestes e música… A liturgia precisa de tempo e silêncio para entregar as suas riquezas”.

Nada supérfluo, 3

Há, então, grande sabedoria em ter prescrito a liturgia. Pode assegurar que adoramos a Deus na verdade, não na moda, sentimento, ou capricho. Pode dar-nos uma riqueza que nos leva para além das nossas mentes estreitas e corações duros. Pode abrir-nos ao louvor que vem de Deus, e não de nós. E isto leva-nos ao nosso último ponto.

É a Liturgia Católica Feita pelo Homem?

P>P>Passar um bom católico que é responsável pelo culto da Igreja e que dirá Cristo. Também aqui o povo não é o foco principal. Como o Vaticano II afirmou no seu documento sobre a Liturgia:

“A liturgia é considerada como um exercício do ofício sacerdotal de Jesus Cristo” .

Sacrosanctum Concilium, 7

Enquanto o padre oferece a Missa, fá-lo pessoalmente. O ensinamento da Igreja é que a oferta da Missa, ao nível mais profundo da realidade, é de facto a oferta de Cristo a si mesmo ao Pai. A Missa é, por outras palavras, o dom de Cristo à Igreja. É a nossa inclusão no relacionamento eterno do Filho com o Pai. É a nossa incorporação na vida da Santíssima Trindade. Dito simplesmente, a Liturgia é divina e não humana, algo dado à Igreja por Cristo, não inventado por clérigos.

Isto não quer dizer que a Igreja não tenha desenvolvido na sua compreensão e capacidade para este dom, e expandido aspectos da Liturgia como consequência. Mas as partes principais da Missa – a leitura das Escrituras e a oferta da Eucaristia – foram ordenadas por Deus. E já discutimos como as características da parte da Preparação da Missa provêm de encontros bíblicos com Deus, como o grito de misericórdia do pecador ou o hino angélico cantado sobre o nascimento de Cristo.

O melhor que podemos dizer àqueles que argumentam que a Missa católica é uma criação humana é que precisam de ir à Missa e ler as suas Escrituras com mais atenção. A Missa católica é no mínimo um conglomerado de elementos e expressões litúrgicas extraídas das Escrituras. No máximo, a Missa é a própria forma de adoração a que Deus deu e exige do seu povo. Este será o tema da nossa próxima reflexão.

Pode Também Gostar:

Toward Recovering a Love for the Eucharist

Is the Way Catholics Worship Weird or Wonderful?

Sing for the Love of God

Revering God’s Name at Mass

A Biblical Walk Through the Mass: Compreender o que dizemos e fazemos na Liturgia

Dr. James R. A. Merrick é professor na Universidade Franciscana de Steubenville, editor de críticas da Nova et Vetera, e professor de teologia e latim na Academia Católica de São José em Boalsburg, Pensilvânia. O Dr. Merrick também faz parte do corpo docente do programa de Formação Eclesial Leiga e Diaconal da Diocese de Altoona-Johnstown. Anteriormente, foi académico em residência no Centro de Teologia Bíblica de St. Paul. Antes de entrar na Igreja com a sua esposa e filhos, foi padre anglicano e professor universitário de teologia nos Estados Unidos e no Reino Unido. Siga o Dr. Merrick no Twitter: @JamesRAMerrick.
p> Imagem em destaque por Jonathan Weiss numa missão secreta

ul>>

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *