Question: “O que é rezar em línguas? Rezar em línguas é uma linguagem de oração entre um crente e Deus?”
Resposta: Como fundo, por favor leia o nosso artigo sobre o dom de falar em línguas. Há quatro passagens primárias das Escrituras que são citadas como evidência para orar em línguas: Romanos 8:26; 1 Coríntios 14:4-17; Efésios 6:18; e Jude, versículo 20. Efésios 6:18 e Judeus 20 mencionam “orar em Espírito”. Contudo, as línguas como língua de oração não é uma interpretação provável de “orando no Espírito”
Romans 8:26 ensina-nos: “Do mesmo modo, o Espírito ajuda-nos na nossa fraqueza”. Não sabemos pelo que devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que as palavras não podem expressar”. Dois pontos-chave tornam altamente improvável que Romanos 8:26 se refira a línguas como uma língua de oração. Primeiro, Romanos 8:26 afirma que é o Espírito que “geme”, e não os crentes. Segundo, Romanos 8,26 declara que os “gemidos” do Espírito “não podem ser expressos”. A própria essência de falar em línguas é proferir palavras.
Que nos deixa com 1 Coríntios 14,4-17 e versículo 14 especialmente: “Porque se eu rezar numa língua, o meu espírito reza, mas a minha mente é infrutífera”. Primeiro Coríntios 14,14 menciona distintamente “rezar em línguas”. O que é que isto significa? Primeiro, o estudo do contexto é imensamente valioso. Primeiro Coríntios capítulo 14 é principalmente uma comparação/contraste do dom de falar em línguas e do dom da profecia. Os versículos 2-5 deixam claro que Paulo vê a profecia como um dom superior às línguas. Ao mesmo tempo, Paulo exclama o valor das línguas e declara que está contente por falar em línguas mais do que ninguém (versículo 18).
Act capítulo 2 descreve a primeira ocorrência do dom de línguas. No dia de Pentecostes, os apóstolos falavam em línguas. Actos capítulo 2 deixa claro que os apóstolos falavam numa língua humana (Actos 2:6-8). A palavra traduzida “línguas” tanto em Atos capítulo 2 como em 1 Coríntios capítulo 14 é glossa que significa “língua”. É a palavra da qual recebemos a nossa palavra inglesa moderna “glossário”. Falar em línguas era a capacidade de falar numa língua que o orador não conhece, a fim de comunicar o evangelho a alguém que fala essa língua. Na área multicultural de Corinto, parece que o dom das línguas foi especialmente valioso e proeminente. Os crentes de Corinto foram capazes de comunicar melhor o evangelho e a Palavra de Deus como resultado do dom de línguas. No entanto, Paulo deixou bem claro que, mesmo neste uso de línguas, era para ser interpretado ou “traduzido” (1 Coríntios 14:13, 27). Um crente coríntio falaria em línguas, proclamando a verdade de Deus a alguém que falasse essa língua, e depois esse crente, ou outro crente na igreja, deveria interpretar o que era falado para que toda a assembleia pudesse compreender o que era dito.
O que, então, é orar em línguas, e como é que é diferente de falar em línguas? Primeiro Coríntios 14:13-17 indica que rezar em línguas também deve ser interpretado. Como resultado, parece que rezar em línguas estava a oferecer uma oração a Deus. Esta oração ministraria a alguém que falasse essa língua, mas também teria de ser interpretada para que todo o corpo pudesse ser edificado.
Esta interpretação não concorda com aqueles que vêem a oração em línguas como uma língua de oração. Esta compreensão alternativa pode ser resumida da seguinte forma: rezar em línguas é uma linguagem de oração pessoal entre um crente e Deus (1 Coríntios 13:1) que um crente usa para se edificar a si próprio (1 Coríntios 14:4). Esta interpretação não é bíblica pelas seguintes razões: 1) Como poderia a oração em línguas ser uma linguagem de oração privada se ela deve ser interpretada (1 Coríntios 14:13-17)? 2) Como poderia a oração em línguas ser para auto-edificação quando a Escritura diz que os dons espirituais são para a edificação da igreja, não o eu (1 Coríntios 12:7)? 3) Como pode a oração em línguas ser uma linguagem de oração privada se o dom de línguas é um “sinal para os incrédulos” (1 Coríntios 14:22)? 4) A Bíblia deixa claro que nem todos possuem o dom de línguas (1 Coríntios 12:11, 28-30). Como é que as línguas podem ser um dom para a auto-edificação se nem todos os crentes o podem possuir? Não precisamos todos de ser edificados?
alguns entendem rezar em línguas para ser uma “língua de código secreto” que impede Satanás e os seus demónios de compreenderem as nossas orações e assim ganharem uma vantagem sobre nós. Esta interpretação não é bíblica pelas seguintes razões: 1) O Novo Testamento descreve consistentemente as línguas como uma língua humana, e Satanás e os seus demónios são bem capazes de compreender as línguas humanas. 2) A Bíblia regista incontáveis crentes orando na sua própria língua, em voz alta, sem qualquer preocupação de Satanás interceptar a oração. Mesmo que Satanás e/ou os seus demónios ouçam e compreendam as orações que rezamos, não têm absolutamente nenhum poder para impedir Deus de responder às orações de acordo com a Sua vontade. Sabemos que Deus ouve as nossas orações, e esse facto torna irrelevante se Satanás e os seus demónios ouvem e compreendem as nossas orações.
O que dizemos, então, sobre os muitos cristãos que têm experimentado rezar em línguas e acham que é muito edificante pessoalmente? Primeiro, devemos basear a nossa fé e prática na Escritura, não na experiência. Devemos ver as nossas experiências à luz da Escritura, e não interpretar a Escritura à luz das nossas experiências. Segundo, muitos dos cultos e religiões do mundo também relatam ocorrências de falar em línguas/prazer em línguas. Obviamente, o Espírito Santo não está a presentear estes indivíduos incrédulos. Portanto, parece que os demónios são capazes de falsificar o dom de falar em línguas. Isto deveria levar-nos a comparar ainda mais cuidadosamente as nossas experiências com a Escritura. Em terceiro lugar, estudos têm mostrado como falar/prazer em línguas pode ser um comportamento aprendido. Através da audição e da observação de outros falam em línguas, uma pessoa pode aprender o procedimento, mesmo subconscientemente. Esta é a explicação mais provável para a grande maioria dos casos de falar/rozar em línguas entre os cristãos. Quarto, o sentimento de “auto-edificação” é natural. O corpo humano produz adrenalina e endorfinas quando experimenta algo novo, excitante, emocional, e/ou desligado do pensamento racional.
Oração em línguas é definitivamente uma questão sobre a qual os cristãos podem respeitosa e amorosamente concordar em discordar. Rezar em línguas não é o que determina a salvação. Orar em línguas não é o que separa um cristão maduro de um cristão imaturo. Se existe ou não algo como orar em línguas como uma linguagem de oração pessoal não é fundamental para a fé cristã. Assim, embora acreditemos que a interpretação bíblica da oração em línguas afasta a ideia de uma linguagem privada de oração para edificação pessoal, também reconhecemos que muitos dos que praticam tais orações são nossos irmãos e irmãs em Cristo e são dignos do nosso amor e respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *