P>Question: “O relato de Jesus é retirado da história de Serapis Christus?”
Resposta: Algumas pessoas afirmam que os relatos de Jesus tal como registados no Novo Testamento são simplesmente mitos reciclados emprestados do folclore pagão, tais como o mito de Serapis (ou Sarapis), a quem alguns rotulam Serapis Christus. Outros personagens mitológicos por vezes associados à história de Cristo incluem Osíris, Dionísio, Adónis, Átis, e Mithras. A alegação é que os mitos de Serapis Christus et al. seguem essencialmente a mesma história da narrativa de Jesus Cristo do Novo Testamento, “provando” que os escritores do Novo Testamento tomaram emprestadas qualidades de divindades pré-existentes e as aplicaram a Cristo – ou “provando” que Jesus nunca existiu. Os cristãos crentes na Bíblia rejeitam tais afirmações.
A origem do culto de Serapis está enraizada na conveniência política. Ptolomeu I Soter, um dos generais que assumiu o Império Grego após a morte de Alexandre, governou o Egipto de 323 AC a 282 AC. Querendo unir os segmentos egípcio e grego da população sob o seu domínio, Ptolomeu criou uma nova divindade que combinava elementos da cultura egípcia e grega. Ele começou com Osíris, o deus egípcio do submundo, e acrescentou a adoração de Apis, o touro sagrado egípcio. Ptolomeu então helenizou o aparecimento do seu novo deus Osíris-Apis – os gregos queriam que os seus deuses se parecessem com pessoas, sem cabeças de animais. O resultado foi Serapis, um deus de cabelo comprido e barba cheia que era o deus da vida após a morte, da cura e da fertilidade. O culto do deus composto Serapis nunca foi tão popular no próprio Egipto, mas mais tarde espalhou-se por outras partes do Império Romano, onde Serapis era também conhecido como o deus padroeiro dos marinheiros, o deus do sol, e até mesmo um substituto de Zeus, o deus principal.
Aqueles que tentam fabricar uma ligação entre o culto de Serapis e o cristianismo baseiam as suas reivindicações nestas afirmações:
– Serapis assemelha-se a Jesus. Claro que ninguém sabe como Jesus era, mas o facto de Jesus provavelmente ter barba (ver Isaías 50:6), combinado com o facto de imagens de Serapis o mostrarem com barba, é suficiente para que alguns confundam os dois. Usando esta lógica, poderíamos dizer que o Rei Henrique VIII foi simplesmente uma invenção de pessoas que recontam o mito do deus nórdico Odin – uma vez que tanto Henrique como Odin têm barba.
– Serapis sarou como Jesus. A Bíblia regista muitos exemplos do ministério de cura de Jesus (por exemplo, Lucas 5,17-26), e estes milagres foram testemunhados por dezenas de pessoas. Não há nada de mitológico nos relatos de testemunhas oculares.
– Serapis era um deus imortal do submundo, tal como Jesus. Para ser mais exacto, Serapis era supostamente um deus (Osíris) cuja encarnação após a morte era um touro (Apis), de acordo com a mistura convoluta de Ptolemaic e mitologia egípcia. Jesus morreu pelos pecados da humanidade (algo que Osíris nunca fez) e foi ressuscitado (como Ele próprio, não como força vital dentro de um touro) para a nossa justificação (Romanos 4:25). As “ressurreições sazonais” que correspondem ao ciclo de cultivo nada têm a ver com a morte sacrificial, ressurreição, e ascensão do Senhor Jesus. Na realidade, o mito de Osíris não contém realmente uma ressurreição: Osíris nunca regressa à vida, mas simplesmente continua uma existência no submundo. Nada em toda a literatura antiga é paralelo ao registo bíblico da ressurreição de Cristo.
– Serapis era chamado “o Bom Pastor”, e Jesus também o é. O problema é que não existe literatura antiga em que Serapis seja alguma vez chamado “Bom Pastor”
– Serapis também era chamado Christus ou Chrestus, o que corresponde ao título de Jesus de “Cristo”. Dada a ampla aceitação do culto de Serapis no mundo grego e romano, não deveria ser surpreendente que os cultos chamassem ao seu deus o “escolhido”. Mas devemos notar que o termo Cristo (ou a forma hebraica, Mashiach) é anterior à origem de Serapis por centenas de anos (ver Daniel 9:25 e Isaías 61:1).
– O Imperador Adriano escreveu que os adoradores de Serapis se autodenominavam cristãos. A carta que identificava os cristãos com os adoradores de Serapis foi supostamente escrita em 134 d.C., mas o documento de onde provém a carta, a Historia Augusta, demonstrou ser uma falsificação datada de 395 d.C. Hadrian não escreveu a carta, e todo o argumento é uma farsa.
Não, o relato de Jesus não foi emprestado da história de Serapis. Nem os escritores dos evangelhos pediram emprestado dos mitos de Mithras, Attis, ou outros. Jesus era uma pessoa real, histórica, e os quatro Evangelhos relacionam informações factuais sobre o que Ele disse e fez.
Apenas porque um acontecimento tem algumas semelhanças com um relato anterior, fictício, não significa que o acontecimento posterior nunca tenha ocorrido. Catorze anos antes do afundamento do Titanic, o romancista Morgan Robertson escreveu sobre um enorme transatlântico chamado Titan que se afundou no Atlântico Norte depois de ter atingido um icebergue – no romance, o Titan não tinha barcos salva-vidas suficientes a bordo para todos os passageiros. O Titã fictício e o verdadeiro Titanic também tinham tamanhos, velocidades e sistemas de propulsão semelhantes. Este é um acordo muito mais extenso do que qualquer “material de origem” pagão tem com o verdadeiro Jesus. No entanto, ninguém pode razoavelmente argumentar que o que sabemos sobre o Titanic é apenas uma adaptação do livro de Robertson. Relatos de testemunhas oculares e boas provas impedem-nos de afirmar que o Titanic é mítico, mesmo que já houvesse uma história fictícia semelhante em circulação quando o Titanic se afundou. As ligações entre Jesus e personagens míticas do Seu período de tempo são muito menos directas. Podemos estar confiantes de que o Jesus bíblico não foi empedrado a partir de crenças pagãs anteriores. A evidência histórica e arqueológica contra tais teorias é forte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *