Um teólogo discute a história e o significado de um princípio muito mal compreendido

Jane Dempsey Douglass Entrevista por Vic Jameson

O que significam os Presbyterians quando falam de predestinação?

Calvin define predestinação como “o decreto eterno de Deus, pelo qual ele compactava consigo mesmo o que desejava ser de cada um. Pois … a vida eterna está predestinada para uns, a condenação eterna para outros”. Assim, a predestinação é um acto da vontade de Deus através do qual Deus elege ou escolhe aqueles a quem Deus chama à fé e, portanto, à vida eterna, e através do qual Deus escolhe aqueles que não receberão a fé. Outros teólogos viram na predestinação apenas um chamamento positivo para a vida eterna. Outros ainda viram-na como a presciência de Deus sobre quem escolheria a fé.

A graça de Deus transforma a vontade de modo a poder obedecer livremente à vontade de Deus, embora não perfeitamente.

De onde vem a ideia?

Todas estas visões de predestinação estão enraizadas nas imagens bíblicas do chamamento de Deus a um povo escolhido: o povo de Israel e, através da obra de Cristo, o novo Israel. Entre os textos favoritos das Escrituras citadas para apoiar a doutrina estão Deuteronómio 7 e Romanos 9.

Como é que passamos da Bíblia ao ponto de vista de Calvino?

Foi Agostinho que deu à ideia de predestinação a sua forma clássica. Ele centrou-se na ideia de que Deus escolheu de toda a eternidade quem viria para o reino de Deus, para substituir os anjos caídos, para preencher as fileiras do coro celestial. Ele salientou que desde a queda de Adão, toda a humanidade estava sob a maldição do pecado original e não podia esperar ter vida com Deus após a morte sem a acção salvadora de Deus.

Augustino compreendeu que a obra de Cristo era a escolha de Deus para salvar os pecadores eleitos, a fim de mostrar a misericórdia de Deus – mas Deus também escolheu permitir que outros permanecessem nos seus pecados, não salvos, a fim de mostrar a justiça de Deus.

Para Agostinho a escolha de quem seria predestinado à vida eterna estava inteiramente na vontade de Deus: Apenas aqueles que Deus tinha escolhido de toda a eternidade podiam afastar-se dos seus pecados para Deus, porque Deus lhes concederia graça.

Esta ideia – a ênfase muito forte na predestinação como sendo inteiramente o resultado da vontade de Deus, a própria escolha de Deus – foi muito difícil para a tradição se agarrar a ela. Dentro de cerca de um século, um conselho da igreja lidou com a controvérsia sobre a questão, mantendo a ideia de Agostinho de que Deus deve primeiro tomar a iniciativa de dar graça aos pecadores para que se possam voltar para Deus, mas opôs-se à ideia de que Deus determinaria aqueles que não foram salvos.

Durante a Idade Média houve alguns agostinianos rigorosos que se mantiveram fiéis ao ponto de vista de Agostinho sobre a predestinação, mas houve muitos teólogos que redefiniram a predestinação. Porque o termo era bíblico, eles não o negavam, mas diziam que Deus “escolhe” os eleitos com base na presciência de Deus sobre a forma como irão conduzir as suas vidas. Portanto, eles sustentavam, a escolha sobre se uma pessoa será ou não salva já não está na vontade de Deus, mas está na escolha dessa pessoa sobre a dádiva de graça de Deus – aceitar ou rejeitar.

Por que é que Calvino normalmente recebe o crédito – ou a culpa – pela predestinação?

Na altura da Reforma, tanto Lutero como Calvino voltaram à compreensão de Agostinho sobre a predestinação como enraizada na escolha de Deus sobre os eleitos. Lutero viu a doutrina como Agostinho a tinha definido, como absolutamente necessária à teologia cristã, e Calvino seguiu-o nesta. Mas nem Lutero nem Calvino queriam que o foco fosse a própria predestinação, mas apenas a justificação pela graça.

Calvino e Lutero viam a predestinação como protegendo a doutrina da justificação pela graça. Eles entendiam os cristãos como pessoas que receberam de Deus o dom imerecido da fé, e que por esta fé podem confessar a sua gratidão por Deus as ter escolhido para estarem entre o povo de Deus.

Insistiram que os cristãos não se deviam orgulhar de terem sido escolhidos, como se Deus tivesse feito a escolha com base na virtude humana. Tal como Agostinho, insistiram que a escolha de Deus está enraizada apenas na vontade de Deus e não na antevidência de Deus sobre a virtude humana.

Os opositores da Reforma estavam muito descontentes com o uso da predestinação pelos Reformadores; pensavam que era uma doutrina perigosa pregar ao povo comum. Temiam que isso levasse ao desespero. Mas os Reformadores insistiam que era uma doutrina importante, precisamente para salvaguardar a doutrina de que os cristãos são salvos apenas pela graça de Deus, e para dar conforto e garantia aos cristãos de que a sua salvação está nas mãos de Deus.

E os efeitos foram …?

Calvino e Lutero viram a predestinação como um alívio para a grande ansiedade medieval tardia sobre a salvação; não havia razão para os cristãos dedicarem as suas energias a actos piedosos destinados a melhorar o seu estatuto aos olhos de Deus. Devido à confiança que os cristãos experimentam na fé, e ao testemunho do Espírito Santo nos seus corações que vem com a fé, os cristãos podem regozijar-se com o dom da graça de Deus e em acção de graças voltar as suas energias para servir as necessidades dos seus vizinhos.

Como consequência natural de uma compreensão adequada da doutrina da predestinação, os Reformadores viram uma grande quantidade de energia libertada para servir as necessidades de outras pessoas. Lutero disse que não havia razão para comprar indulgências; seria melhor para as pessoas gastarem o dinheiro em vez disso em comida para os pobres.

Luther regozijou-se com a doutrina da predestinação, que ele acreditava ser tão claramente ensinada por Paulo e, de facto, em todas as Escrituras – mas rapidamente parou de tentar explicar porque é que Deus trabalha desta forma. Disse simplesmente que se tratava de um mistério que Deus não revelou. Se as pessoas estão perturbadas pela doutrina da predestinação e preocupadas com a sua salvação ou não, deveriam olhar para as feridas do Cristo crucificado. Lá verão o que precisam de saber, o que Deus revelou – que Deus ama os pecadores o suficiente para morrer por eles – e serão consolados.

Calvino trabalhou mais do que Lutero para tentar explicar sistematicamente como funciona a doutrina da predestinação. Mas ele também admitiu finalmente que temos de nos admirar com os mistérios das decisões de Deus, que são insondáveis para as mentes humanas.

O contexto em que Calvino colocou a doutrina da predestinação foi o meio da graça: como é que a graça de Deus vem até nós. Mais tarde, o Calvinismo tendeu a colocar muito mais ênfase na predestinação do que Calvino, e a dar-lhe um lugar sistemático mais proeminente.

No início do século XVII veio outro conselho significativo da igreja, o Sínodo de Dort, que teve de lidar com uma nova disputa sobre a predestinação. Como resultado dessa disputa, um grande grupo de calvinistas seguiu Arminius ao dizer muito o que a igreja medieval tinha dito: Sim, a graça de Deus é necessária para a salvação – Deus deve tomar a iniciativa de oferecer graça aos pecadores para que eles possam afastar-se dos seus pecados para Deus – mas os indivíduos devem decidir se aceitam ou rejeitam essa graça. Agostinho, Lutero e Calvino assumiram que a graça de Deus era irresistível e que curava a vontade pecaminosa para que aqueles que recebessem o dom da graça a aceitassem com gratidão.

Então a doutrina da predestinação já era um problema no século XVII, mesmo dentro da tradição calvinista, e já tinham havido disputas semelhantes dentro da tradição luterana.

Não estamos todos de acordo sobre isso …

A maior parte das confissões reformadas da tradição presbiteriana reflectem uma doutrina de predestinação como parte da justificação pela graça; algumas são mais explícitas do que outras. Mas muitos Presbiterianos do século XX têm estado muito preocupados com as poucas declarações nas confissões que sugerem que Deus, desde toda a eternidade, condenou algumas pessoas à morte eterna. Tem havido pressão para rever a Confissão de Westminster, por exemplo, para remover declarações que ensinam a condenação eterna de algumas pessoas por parte de Deus. A edição da Igreja Presbiteriana Unida da Confissão de Fé de Westminster repudia especificamente este ensinamento.

Toda a história da Igreja tem sido uma doutrina que tem sido calorosamente abraçada por alguns mas tem causado problemas a outros.

É minha impressão que a maioria dos Presbiterianos contemporâneos não têm estado tão interessados na doutrina da predestinação como as pessoas fora da Igreja Presbiteriana assumem que devem estar. Se há um estereótipo popular do presbiterianismo, é que os presbiterianos acreditam na predestinação como uma espécie de crença fatalista de que Deus determina tudo antecipadamente.

Os presbiterianos talvez tenham sido forçados a abordar a questão recentemente por duas razões. Na segunda metade do século XX houve pressão para escrever novas confissões, e ao escrevê-las a igreja teve de perguntar muito seriamente como entendemos agora esta doutrina. Também tem havido pressão de conversas ecuménicas: A renovação dos diálogos católico-protestantes e também os diálogos com outros protestantes trouxeram as questões da justificação pela graça e predestinação de volta à conversa ecuménica.

O que é vital sobre o assunto para nós hoje?

Eu penso que pelo menos quatro pontos são importantes. Em primeiro lugar, a tradição Reformada sempre salientou a liberdade de Deus, e a predestinação tem estado ligada a uma doutrina da liberdade de Deus e do senhorio de Deus sobre o universo, sobre toda a criação. A doutrina da predestinação volta a sublinhar que só Deus é Senhor.

Em segundo lugar, a doutrina da predestinação funciona para nós hoje, assim como funcionou para Lutero e Calvino, para salvaguardar a doutrina da justificação pela graça. Penso que a nossa experiência é que a fé vem como um dom de Deus; compreendemos que Deus vem até nós com a graça de Deus – ao qual só podemos responder com gratidão. E a predestinação reformada é uma forma de dizer que Deus tomou a iniciativa de nos dar estes dons.

p>Terceiro, penso que, juntamente com os Reformadores, podemos ver esta doutrina como uma fonte de garantia do amor de Deus por nós. É uma doutrina que nos dá confiança enquanto estamos perante Deus como pecadores perdoados.

Finalmente, precisamos de ver a doutrina como os Reformadores fizeram como parte de uma doutrina de providência: Deus preocupa-se com tudo o que Deus criou, e Deus tem um propósito para cada pessoa que foi criada.

Aqueles de nós que são chamados à fé podem dar graças pela iniciativa de Deus em lidar connosco tão graciosamente. Mas a maioria dos presbiterianos contemporâneos estão relutantes em assumir que sabemos algo sobre o propósito de Deus para aqueles que parecem ter rejeitado a fé. Percebemos que é perigoso ir além do mistério da predestinação para tentar explicar o que Deus não revelou.

A história inteira da teologia reflecte a tensão em relacionar um conceito bíblico de vocação ou eleição ou predestinação com uma doutrina igualmente bíblica de responsabilidade humana. A tradição Reformada tem considerado que os pecadores são responsáveis pelos seus actos pecaminosos, embora sejam incapazes de se afastarem deles sem o dom da graça de Deus. Mas também tem insistido que a graça de Deus transforma a vontade de modo a poder obedecer livremente à vontade de Deus, embora não perfeitamente.

O cristão é portanto responsável por encontrar a vontade de Deus e viver de acordo com ela. Somos livres de obedecer a Deus. Devemos continuar a trabalhar teologicamente para relacionar o chamamento ou predestinação de Deus com a responsabilidade humana.

Este artigo apareceu originalmente na edição de Setembro de 1985 do Presbyterian Survey (agora Presbyterians Today).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *