P>Question: “Qual é a definição de pecado?”
Resposta: O pecado é descrito na Bíblia como transgressão da lei de Deus (1 João 3:4) e rebelião contra Deus (Deuteronómio 9:7; Josué 1:18). O pecado teve o seu início com Lúcifer, provavelmente o mais belo e poderoso dos anjos. Não contente com a sua posição, desejava ser superior a Deus, e essa foi a sua queda, o início do pecado (Isaías 14:12-15). Renomeado Satanás, trouxe o pecado à raça humana no Jardim do Éden, onde tentou Adão e Eva com o mesmo engodo, “sereis como Deus”. Génesis 3 descreve a rebelião de Adão e Eva contra Deus e contra o seu comando. Desde esse tempo, o pecado foi transmitido através de todas as gerações da humanidade e nós, descendentes de Adão, herdámos dele o pecado. Romanos 5:12 diz-nos que através de Adão o pecado entrou no mundo, e assim a morte foi transmitida a todos os homens porque “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
Por intermédio de Adão, a inclinação inerente ao pecado entrou na raça humana, e os seres humanos tornaram-se pecadores por natureza. Quando Adão pecou, a sua natureza interior foi transformada pelo seu pecado de rebeldia, trazendo-lhe morte espiritual e depravação que seriam transmitidas a todos os que viessem depois dele. Nós somos pecadores não porque pecamos; pelo contrário, pecamos porque somos pecadores. Esta depravação transmitida é conhecida como pecado herdado. Tal como herdamos características físicas dos nossos pais, herdamos as nossas naturezas pecaminosas de Adão. O rei David lamentou esta condição de natureza humana decaída no Salmo 51:5: “Certamente eu era pecador ao nascer, pecador desde o tempo em que a minha mãe me concebeu”
Um outro tipo de pecado é conhecido como pecado imputado. Usado tanto em contextos financeiros como legais, a palavra grega traduzida “imputado” significa “tomar algo que pertence a alguém e creditá-lo à conta de outro”. Antes da Lei de Moisés ter sido dada, o pecado não era imputado ao homem, embora os homens ainda fossem pecadores por causa do pecado herdado. Depois de a Lei ter sido dada, os pecados cometidos em violação da Lei foram-lhes imputados (contabilizados) (Romanos 5:13). Mesmo antes das transgressões da lei serem imputadas aos homens, a pena final pelo pecado (morte) continuou a reinar (Romanos 5:14). Todos os humanos, desde Adão até Moisés, estavam sujeitos à morte, não por causa dos seus actos pecaminosos contra a Lei Mosaica (que não tinham), mas por causa da sua própria natureza pecaminosa herdada. Depois de Moisés, os humanos estavam sujeitos à morte, tanto por causa do pecado herdado de Adão, como por causa da violação das leis de Deus.
Deus usou o princípio da imputação para beneficiar a humanidade quando Ele imputou o pecado dos crentes à conta de Jesus Cristo, que pagou a pena por esse pecado – a morte – na cruz. Imputando o nosso pecado a Jesus, Deus tratou-o como se fosse um pecador, embora não o fosse, e mandou-o morrer pelos pecados do mundo inteiro (1 João 2,2). É importante compreender que o pecado lhe foi imputado, mas Ele não o herdou de Adão. Ele suportou a pena pelo pecado, mas nunca se tornou um pecador. A sua natureza pura e perfeita não foi tocada pelo pecado. Foi tratado como se fosse culpado de todos os pecados alguma vez cometidos pela raça humana, apesar de não ter cometido nenhum. Em troca, Deus imputou a justiça de Cristo aos crentes e creditou as nossas contas com a Sua justiça, tal como tinha creditado os nossos pecados à conta de Cristo (2 Coríntios 5:21).
Um terceiro tipo de pecado é o pecado pessoal, aquele que é cometido todos os dias por cada ser humano. Por termos herdado uma natureza de pecado de Adão, cometemos pecados individuais, pessoais, tudo, desde mentiras aparentemente inocentes a homicídio. Aqueles que não depositaram a sua fé em Jesus Cristo devem pagar a pena por estes pecados pessoais, assim como o pecado herdado e imputado. Contudo, os crentes foram libertados da pena eterna do pecado – concha e morte espiritual – mas agora também temos o poder de resistir ao pecado. Agora podemos escolher se cometemos ou não pecados pessoais porque temos o poder de resistir ao pecado através do Espírito Santo que habita em nós, santificando e condenando-nos dos nossos pecados quando os cometemos (Romanos 8:9-11). Uma vez que confessamos os nossos pecados pessoais a Deus e pedimos perdão por eles, somos restituídos à perfeita comunhão e comunhão com Ele. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9).
Todos nós somos condenados três vezes devido ao pecado herdado, ao pecado imputado e ao pecado pessoal. A única pena justa para este pecado é a morte (Romanos 6:23), não apenas a morte física mas a morte eterna (Apocalipse 20:11-15). Felizmente, o pecado herdado, o pecado imputado, e o pecado pessoal foram todos crucificados na cruz de Jesus, e agora pela fé em Jesus Cristo como Salvador “temos a redenção através do Seu sangue, o perdão dos pecados, segundo as riquezas da Sua graça” (Efésios 1:7).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *