Imagem de São Judas Tadeu

São Tadeu, conhecido como Tadeu, era um irmão de São Tiago o Menos, e um parente do Nosso Salvador. Ele foi um dos 12 Apóstolos de Jesus e o seu atributo é um clube. As imagens de São Judas incluem frequentemente uma chama à volta da sua cabeça, que representa a sua presença no Pentecostes, quando ele aceitou o Espírito Santo ao lado dos outros apóstolos. Outro atributo é São Judas segurando uma imagem de Cristo, na Imagem de Edessa.

p>Às vezes ele também pode ser visto segurando uma régua de carpinteiro ou é representado com um pergaminho ou livro, a Epístola de Judas.

Estudos bíblicos concordam que São Judas era filho de Clopas e a sua mãe Maria era prima da Virgem Maria. Antigos escritores dizem-nos que ele pregou o Evangelho na Judeia, Samaria, Idumaea, Síria, Mesopotâmia, e Líbia. Segundo Eusébio, regressou a Jerusalém no ano 62, e ajudou na eleição do seu irmão, S. Simeão, como Bispo de Jerusalém.

Saint Jude não é a mesma pessoa que Judas Iscariotes, que traiu Nosso Senhor e desesperou por causa do seu grande pecado e falta de confiança na misericórdia de Deus.

Jude foi quem perguntou a Jesus na Última Ceia porque é que Ele não se manifestaria ao mundo inteiro depois da Sua ressurreição. Pouco mais se sabe da sua vida. A lenda afirma que Ele visitou Beirute e Edessa e poderia ter sido martirizado com São Simão na Pérsia.

É autor de uma epístola (carta) às Igrejas do Oriente, particularmente aos judeus convertidos, dirigida contra as heresias dos Simonianos, Nicolaítas e Gnósticos. Embora São Gregório, o Iluminador, tenha sido creditado como o “Apóstolo dos Arménios”, acredita-se que os Apóstolos Judas e Bartolomeu tenham trazido o cristianismo à Arménia, onde se diz que Judas foi mais tarde martirizado.

Há algum debate sobre onde Judas morreu, embora a maioria dos estudiosos bíblicos concordem que ele foi martirizado. Acredita-se que tenha sido martirizado na Arménia ou em Beirute.

Na sequência da sua morte, o corpo de Judas foi trazido para Roma e deixado numa cripta na Basílica de São Pedro. Hoje os seus ossos podem ser encontrados no transepto esquerdo da Basílica de São Pedro, sob o altar principal de São José, num túmulo que partilha com os restos mortais do apóstolo Simão o Zelota.

P>Pilgraus vieram ao túmulo de São Judas para rezar e muitos relataram uma poderosa intercessão, conduzindo ao título, “O Santo dos Desesperados e dos Desesperados”. Dois Santos, Santa Brígida da Suécia e São Bernardo, tiveram visões de Deus pedindo-lhes que aceitassem São Judas como “A Santa Padroeira do Impossível”

Deacon Keith Fournier Olá leitores, parece que usam muito o Catholic Online; isso é óptimo! É um pouco embaraçoso pedir, mas precisamos da vossa ajuda. Se já doou, agradecemos-lhe sinceramente. Não somos vendedores, mas dependemos de donativos que custam em média 14,76 dólares e menos de 1% dos leitores dão. Se doar apenas $5,00, o preço do seu café, a Catholic Online School poderá continuar a prosperar. Obrigado. Help Now >

Católicos romanos invocam São Judas quando em situações desesperadas porque a sua carta do Novo Testamento sublinha que os fiéis devem perseverar no ambiente de circunstâncias duras e difíceis – tal como os seus antepassados tinham feito antes deles; portanto, ele é o santo padroeiro dos casos desesperados.

A Polícia de Chicago e o Clube de Regatas do Flamengo – a equipa de futebol do Rio de Janeiro – fizeram de São Judas o seu santo padroeiro e há vários hospitais que também o aceitaram como seu santo padroeiro, incluindo o conhecido hospital infantil St. Jude Children’s Research Hospital em Memphis, Tennessee.

Existiram também vários locais em todo o mundo dedicados ao Apóstolo Judas, incluindo santuários e igrejas. O Santuário Nacional de São Judas foi fundado em 1955 e pode ser encontrado em Inglaterra.

Existem duas menções a Judas no Novo Testamento: Lucas 6,16 e Actos 1,13.

Quando Judas era mencionado na Bíblia, era frequentemente em relação a Tiago (Judas de Tiago) que é tradicionalmente interpretado como “Judas, irmão de Tiago” como na versão do Rei Tiago de Lucas 6,16; contudo, “Judas, filho de Tiago” aparece em traduções protestantes tais como a NVI, NIRV, e a Versão do Novo Rei Tiago. A mesma discrepância ocorre em Actos 1,13.

Em João 14,22, um discípulo chamado “Judas não Iscariotes” é assumido como sendo o apóstolo Judas, embora os críticos acreditem que é demasiado ambíguo para acreditar que é uma certeza.

Quando os apóstolos estão listados em Mateus 10,3 e Marcos 3,18, o nome de Judas não aparece, mas “Tadeu” aparece. Esta ocorrência levou os primeiros cristãos a acreditar que Judas era conhecido como “Judas” e “Tadeu”, o último dos quais poderia ter sido uma espécie de apelido.

“Tadeu” pode ter-se tornado um apelido popular para Judas após a traição de Judas Iscariotes. Para acrescentar mais confusão ao segundo nome de Judas, o nome Tadeu é muitas vezes indistinguível de Tadeu de Edessa, um dos Setenta Discípulos.

Uma oração popular católica romana a São Judas é:

“Ó santíssimo apóstolo, São Judas, servo fiel e amigo de Jesus, a Igreja honra e invoca-te universalmente, como patrono dos casos sem esperança, e das coisas quase desesperadas. Reza por mim, que sou tão miserável.

“Faz uso, imploro-te, desse privilégio particular que te foi concedido, para trazer ajuda visível e rápida onde a ajuda era quase desesperada. Vem ao meu auxílio nesta grande necessidade, para que eu possa receber o consolo e o socorro do Céu em todas as minhas necessidades, tribulações e sofrimentos, particularmente (aqui faz o teu pedido) e para que eu possa louvar a Deus contigo e todos os eleitos ao longo da eternidade.

“Prometo-te, ó Abençoado Judas, estar sempre atento a este grande favor, honrar-te sempre como meu especial e poderoso patrono, e encorajar graciosamente a devoção a ti. Amém.”

A Novena – uma oração dita nove dias seguidos – a São Judas é:

“Apóstolo e Mártir, grande em virtude e rico em milagres, parente próximo de Jesus Cristo, fiel intercessor para todos os que te invocam, patrono especial em tempo de necessidade; a ti recorro do fundo do meu coração, e humildemente imploro-te, a quem Deus deu tão grande poder, que venhas em meu auxílio; ajuda-me agora na minha necessidade urgente e concede a minha sincera petição. Nunca esquecerei as tuas graças e os favores que me obténs e farei tudo o que estiver ao meu alcance para te difundir a devoção. Amen”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *