Se for como eu, provavelmente encontra-se mais consistentemente confuso ou falhado na oração do que em qualquer outra área da vida cristã. Porquê? Falar com o Deus que nos escolheu, nos salvou e nos sustenta deveria ser a coisa mais natural e deliciosa do mundo, não deveria? Talvez devesse, mas na maioria das vezes não é.

Todos nós sabemos que deveríamos rezar mais. A culpa interior lembra-nos. Mas se formos honestos, não queremos rezar mais, nem estamos realmente convencidos de que precisamos de rezar mais. Porquê? Talvez não compreendamos realmente o que é a oração – ou somos propensos a esquecer.

Deixe Deus falar primeiro

A coisa mais importante a fazer quando se trata de pensar na oração é deixar Deus falar. A nossa abordagem à oração (e à nossa prática) é frequentemente uma amálgama de banalidades, religião popular, e verdades bíblicas básicas, em vez de um relato exegeticamente rigoroso e teologicamente rico do ensino da Bíblia.

Quando olhamos realmente para o que a Bíblia ensina sobre a oração, é surpreendentemente simples: orar é pedir a Deus que faça o que Ele prometeu fazer através de Cristo.

Castar todos os seus cuidados

O cerne do evangelho é que não temos nada, não contribuímos nada, não trazemos nada a Deus. A oração, que é possível graças ao evangelho e moldada pelo evangelho, funciona da mesma maneira. Deus dá-nos; nós não damos a Deus. Nós pedimos; Ele dá. A oração depende do que Ele fez em nós e por nós, e do que Ele fará em nós e por nós.

Jesus ensina-nos a rezar e a pedir livremente ao nosso Pai os desejos do nosso coração:

“Pede, e ser-te-á dado; procura, e encontrarás; bate, e abrir-se-á para ti. Para quem pede recebe, e para quem procura encontra, e para quem bate, será aberto”. (Lucas 11:9-10)

Podemos pedir o que quisermos, sabendo que Deus não nos dará nada de mau para nós, mas apenas o que é bom para nós (Lucas 11:11-13). O apóstolo Pedro exorta-nos, “todas as vossas ansiedades sobre ele, porque ele cuida de vós” (1 Pedro 5,7) – todas as vossas ansiedades, mesmo as mundanas e materiais. Não tenhas medo de lhe pedir nada, e não lhe escondas nenhum fardo.

Seis Preces

Mas as nossas expressões diárias de necessidade não são o fardo do Novo Testamento quando se trata de oração. Embora a Escritura nos encoraje a rezar por todo o tipo de coisas, Deus também nos exorta claramente a concentrar as nossas vidas de oração.

Deus ouve e responde a todas as orações, mas há uns poucos preciosos aos quais Ele diz sempre: “Sim”. As orações sempre respondidas positivamente são as orações que explicitamente pedem a Deus que nos cumpra as suas promessas. Deus dirá sempre Sim quando lhe pedimos que faça o seu trabalho através da sua palavra.

Encontrei pelo menos seis orações básicas às quais Deus responderá sempre.

Glorifica-te através de mim.

A terra será preenchida com o conhecimento da glória do Senhor enquanto as águas cobrem o mar (Habacuque 2:14).

Perdoa-me.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça (1 João 1:9).

Revela-te mais a mim.

P>Pôrei a minha lei dentro deles, e escrevê-la-ei nos seus corações. E eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E cada um não ensinará mais ao seu próximo e cada um ao seu irmão, dizendo: “Conhecei o Senhor”, pois todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, declara o Senhor (Jeremias 31:33-34).

Dá-me sabedoria.

Se algum de vós tiver falta de sabedoria, que peça a Deus, que dá generosamente a todos sem censura, e ser-lhe-á dada (Tiago 1:5).

Força-me a obedecer-vos.

Como sempre obedecestes, assim agora, não só como na minha presença mas muito mais na minha ausência, trabalhai a vossa própria salvação com medo e tremor, pois é Deus que trabalha em vós, tanto para a vontade como para o seu bom prazer (Filipenses 2:12-13).

P>P>P>P>P>Este evangelho do reino será proclamado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então o fim virá (Mateus 24:14).

Como sabemos que Deus responderá a estas seis preces? Porque Ele diz que o fará em primeiro lugar, e depois, ainda mais, porque estas orações resumem o que Deus prometeu fazer através do evangelho. Isto é o que Deus disse que faria com toda a certeza.

Pronto a responder

Se quisermos crescer e amadurecer em oração, não precisamos de definir um temporizador. Não precisamos de aprender novos métodos contemplativos, nem de construir um armário de oração na floresta. Mas precisamos de nos tornar melhores pedintes. Precisamos de nos aperceber que todos nós somos desastres ambulantes à parte da graça, homens e mulheres que precisam de Deus a cada passo de cada dia. Todos nós faríamos um naufrágio da nossa vida e das vidas daqueles que nos rodeiam se Deus não interviesse.

O evangelho grita para nós, Sois fracos e pecadores, defeituosos e necessitados – mas Deus é forte, gracioso e bom – e pronto a responder. Pede-lhe que faça o que ele já prometeu fazer por ti. E continua a rezar, até ao dia em que não precisaremos de rezar mais à distância, porque veremos o nosso grande Promotor, Provedor, e Rei face a face.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *