A Crença Consistente dos Fiéis

Tendo em conta o extenso detalhe pelo qual a Bíblia nos apresenta um Deus poderosamente masculino, não é surpresa que a masculinidade de Deus seja a crença consistente dos santos do Antigo e do Novo Testamento ao longo dos séculos em que a Bíblia foi escrita e nos séculos da Igreja desde os dias dos Apóstolos. A sua razão para esta convicção é dupla.

Primeiro de tudo, “a Bíblia assim me diz” explica porque é que os crentes fiéis se mantiveram consistentemente fiéis a uma crença num Deus masculino durante milhares de anos. É assim que a Bíblia retrata Deus, e é assim que os cristãos fiéis se têm relacionado com Ele. Para algumas pessoas de pensamento moderno, esta é uma razão para rejeitar a masculinidade de Deus. Pois supõem que isto é simplesmente parte de uma visão pré-moderna (e, portanto, falsa) de Deus que a nossa era iluminada deve lançar no interesse da justiça e para ganhar uma audiência com uma cultura que rejeita velhos conceitos patriarcais.

mas, esta objecção levanta ainda outro aspecto da fidelidade da Igreja a Deus Pai e ao Seu Filho, Jesus Cristo. O próprio Jesus, mais do que qualquer outra personalidade na Bíblia, é a mais insistente que Deus é O Pai – não “um pai” mas O Pai, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Este retrato de Deus também se encontra no Antigo Testamento, mas é muito enfatizado no ensinamento de Jesus. Os discípulos de Jesus foram fiéis a “ensinar todas as coisas que eu vos ordenei” (Mt 28,18), e por isso não nos surpreende encontrar Paulo a escrever algo assim em Efésios:

Por esta razão, ajoelho-me perante o Pai, de quem toda a paternidade no céu e na terra é nomeada…(Ef 3:14-15)

O sentido de Paulo aqui é este: o Pai original é Deus. Toda e qualquer outra paternidade é uma cópia criatura da Sua Paternidade. Falar de Deus como Pai não é aplicar conceitos humanos à Divindade. Pelo contrário, a paternidade humana é modelada sobre a forma e natureza da Paternidade de Deus.

Assim, a persistência desta crença na masculinidade de Deus é exactamente o que se esperaria se fizesse parte dos ensinamentos de Jesus, comprometidos com a Sua Igreja através dos Seus Apóstolos. Uma crença persistente na masculinidade de Deus é o que se esperaria do ministério do Espírito de Cristo, pois Ele guiou não só os Apóstolos, mas também os pais da Igreja depois deles.

Mas, e quanto a … ?

As objecções apresentadas contra a masculinidade de Deus enquadram-se nas três categorias seguintes:

  1. Divine Androgyny: Alguns afirmam que Deus não é apenas masculino, Ele também é feminino. Eles posam uma androginia divina. Uma vez que não existem afirmações expressas na Bíblia que apoiem tal ideia, tais pessoas gostam de apelar a passagens que comparam Deus a alguma entidade feminina. Estas passagens, afirmam, revelam-nos que Deus é tanto feminino como masculino.

  2. Patriarchal Bias: Outros reconhecem que a Bíblia apresenta Deus como uma personalidade poderosamente masculina. Mas, eles também salientam que os Profetas e Apóstolos falaram a uma cultura que era profundamente patriarcal. Assim, a Bíblia apresenta Deus em termos masculinos, a fim de acomodar o preconceito patriarcal no público bíblico. Hoje, afirmam, somos livres de adorar a Deus como uma personalidade que transcende as nossas débeis noções de género.

  3. li>>

    Os Espíritos não têm género: Outros enfatizam que Deus é um espírito, e os espíritos são “para além do género”. O género, afirmam eles, é uma característica da mera existência animal. Uma variação desta ideia é que as distinções ou papéis de género são um fenómeno cultural transitório. Deus, por outro lado, está para além de tudo isso, acima de tudo isso. Se insistimos que Deus é masculino, afirmam eles, estamos a agir como idólatras-forçando Deus a conformar-se à nossa própria imagem, colocando-O numa caixa.

    /ol>

    Muitas críticas semelhantes disputam a ideia de que Deus é masculino, mas todas são variações ou combinações das três críticas que acabam de ser descritas. Quais são as respostas a estas críticas?

    “Mas Deus é comparado com as mulheres”. (Divine Androgyny)

    Duas coisas respondem a estas críticas. Primeiro, as passagens em que Deus é comparado com as fêmeas são inferiores a uma dúzia (dependendo de como as conta). Se garantirmos que cada passagem apoia realmente a ideia de que Deus é feminino, temos ainda de dar conta das centenas de passagens tanto no Antigo como no Novo Testamento que apresentam Deus como masculino! Se incluirmos cada passagem em que o pronome Ele se refere a Deus, temos muitos milhares de referências ao masculino de Deus, mais de seis a oito alegadas referências à feminilidade de Deus. Além disso, não há uma única utilização do pronome “ela” em qualquer dos Testamentos para se referir a Deus! Estas proporções põem seriamente em causa se as passagens aduzidas para a feminilidade de Deus estão a ser interpretadas correctamente pelos igualitários.

    Segundo, quando examinamos as passagens usadas para apoiar a feminilidade de Deus, verificamos que não fazem nada desse tipo! O máximo que se pode dizer é isto – eles comparam Deus a uma entidade feminina. Contudo, a comparação nunca é feita de modo a revelar algo sobre o género de Deus. Muitos destes versículos (e, são muito poucos) incluem uma comparação de Deus com um homem, a par da comparação de Deus com uma mulher. Deuteronómio 32:18 é um exemplo típico:

    Desertaste da Rocha, que te deu à luz;

    esqueceste-te do Deus que te deu à luz.

    Nota como tanto o pai como a mãe são postos perante nós como uma imagem de algo verdadeiro sobre Deus? E, o que é isso “alguma coisa”? O género de Deus não tem nada a ver com esta afirmação no Cântico de Moisés. Este versículo faz parte de uma acusação no Cântico de Moisés que estabelece o dever filial que Israel tem para com Yahweh. O género real de Deus é irrelevante para o assunto desta secção da Escritura – o seu género não é o ponto aqui. Se fosse, teríamos de deduzir que Deus é tanto masculino como feminino, uma espécie de hermafrodita cósmica, ou então totalmente andrógino.

    O mesmo uso de masculino e feminino pode ser visto no Salmo 123:2 –

    Como os olhos dos escravos olham para a mão do seu senhor,

    como os olhos de uma criada olham para a mão da sua amante,

    para que os nossos olhos olhem para o Senhor nosso Deus, até Ele nos mostrar a Sua misericórdia.

    alguns argumentam que Deus é comparado com uma amante aqui. Mas, a comparação é entre “os nossos olhos” enquanto olham para Deus e os olhos dos servos e servas enquanto olham para os seus senhores e amantes, respectivamente. Note-se que há um marcador de género claro para Deus na última frase: “…até Ele nos mostrar a Sua misericórdia”.

    O punhado de versos que comparam Deus com uma mulher diminui de significado quando notamos os versos que comparam os homens humanos com as mulheres. Por exemplo, em Números 11:12, Moisés queixa-se a Deus sobre a nação Israel, usando estas palavras,

    “Será que concebi todas estas pessoas? Será que lhes dei à luz? Porque me dizes para os carregar nos meus braços, como enfermeira que carrega um bebé?”

    O que Moisés estava a tentar dizer a Deus – ou a nós – que Moisés, o macho, é na realidade fêmea? A noção é absurda.

    Paul fala da mesma maneira de si mesmo em Gálatas em 4:19 – “Meus queridos filhos, para quem estou de novo na dor do parto até que Cristo se forme em vós…”. Paulo assemelha-se a uma mãe no parto, e compara os Gálatas a mulheres grávidas, que estão a tentar formar Cristo dentro dos seus próprios ventres! Esta é certamente uma linguagem estranha. Mas, seja o que for que Paulo signifique, é incrível supor que ele nos está a dizer que ele é realmente feminino, e que os Gálatas também são todos fêmeas!

    A Bíblia compara Deus a muitas coisas. Ele é comparado a uma mãe ursa (Oséias 13:8), e Ele é comparado a uma mãe águia (Deuteronómio 32:11). Isto significa que Deus tem pêlo e garras castanhas? Isto significa que Deus tem asas ou um bico? Quer isto dizer que Deus é feminino? Estas comparações não significam nenhuma destas coisas. O objectivo das comparações não tem nada a ver com a forma de Deus ou com o Seu género. É a ferocidade da mãe ursa à procura dos seus filhotes que a comparação está a realçar. É a atenção da mãe águia ao cuidado dos seus filhotes que a comparação está a realçar. Estas meras comparações são muito diferentes dos ensinamentos de Cristo ou Paulo discutidos acima que insistem que a paternidade de Deus é a Sua verdadeira natureza e o modelo original de paternidade autêntica para o resto do universo. Da mesma forma, Deus não é meramente “como” o Rei dos reis; Ele é o Rei dos reis e todos os outros papéis masculinos discutidos anteriormente.

    “Mas Deus é um espírito sem género”.

    Esta objecção só faz sentido se ignorarmos todas as evidências já expostas na Bíblia: todas as vezes que Deus é referido como “Ele” e todas as vezes que Ele é retratado como uma personalidade masculina. Os anjos, claro, também são espíritos, mas são universalmente referidos como “Ele”.

    Esta objecção parece ter peso porque as criaturas com corpos têm um sexo biológico. Este argumento supõe que Deus não tem corpo (ou seja, “espírito” deve significar que não há corpo), então Deus (que é um espírito) não pode ter sexo. Mas, há um tipo de sexo que nada tem a ver com corpos. Na verdade, é isso que normalmente queremos dizer com a palavra “masculino”. Uma mulher pode ser masculina. Um homem pode ser feminino. Masculinidade e feminilidade não são determinadas pela biologia. São um complexo de qualidades, traços, disposições, papéis e comportamentos típicos dos homens e das mulheres, respectivamente. Mas, não é necessário ser biologicamente masculino para ser masculino. Os anjos são masculinos, apesar de serem entendidos como espíritos (Heb. 1:7). Deus é masculino, mas antes da encarnação, nada sobre Deus tinha nada a ver com sexo biológico. Após a encarnação, é outra questão.

    “Mas a Bíblia mostra um preconceito patriarcal”.

    A ideia por detrás desta objecção é a seguinte: “as culturas do Antigo e do Novo Testamento eram muito pró-masculino e anti-feminino. Assim, os escritores bíblicos reflectem isto na forma como escrevem sobre Deus. Ou os escritores bíblicos não sabiam melhor, ou, se sabiam melhor, não o fizeram, para que o seu público recebesse a sua mensagem. Deus é apresentado como masculino, porque era assim que os leitores originais da Bíblia precisavam de ouvir falar de Deus”

    Esta objecção, no entanto, está quase cómica e fora de contacto com a história e a Bíblia. As culturas que eram contemporâneas dos escritores do Antigo e do Novo Testamento não tinham qualquer problema com as divindades femininas. Estavam cheias de divindades femininas! Egipto, Assíria, Pérsia, Grécia, Roma – adoravam tantas deusas femininas como adoravam deuses masculinos. E os judeus também o fizeram quando se afastaram de Yahweh. De facto, a religião dos judeus, e a fé dos cristãos depois deles, atravessaram directamente todas estas culturas, insistindo que Deus era apenas masculino, que Ele não era feminino, nem tinha namoradas, ou esposas, ou concubinas, como todos os outros deuses masculinos do Antigo Oriente Próximo.

    Quando a Bíblia nos mostra um deus masculino, não está a satisfazer um público atrasado e sexista. Em vez disso, desafia corajosamente as culturas em que a Bíblia foi escrita, culturas que são bastante felizes com as divindades femininas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *