É Jesus simplesmente uma recontagem da mitologia de Osíris Nas últimas duas semanas, examinei as semelhanças entre Jesus, Mithras e Horus. Os primeiros personagens mitológicos são por vezes oferecidos pelos cépticos numa tentativa de argumentar que Jesus não é mais do que uma recriação e recontagem das antigas mitologias “ascendentes e moribundas” abraçadas por um certo número de culturas primitivas. Filmes como Zeitgeist: The Movie and The God Who Wasn’t There, capitalizaram esta estratégia, destacando todas as semelhanças possíveis, ignorando ao mesmo tempo as diferenças críticas. Osíris é mencionado em ambos os filmes como mais uma iteração do Salvador ascendente e moribundo que precede o aparecimento de Jesus. Os cépticos afirmam que Osíris e Jesus eram idênticos de várias formas importantes. Segundo estes cépticos, Osíris foi chamado “Senhor dos Senhores”, “Rei dos Reis”, “Deus dos Deuses”, “Ressurreição e Vida”, “Bom Pastor”, “Eternidade e Everlastingness”, e o deus que “fez homens e mulheres para ‘nascerem de novo'”. O nascimento de Osíris foi alegadamente anunciado por três “homens sábios”; as três estrelas Mintaka, Anilam, e Alnitak na cintura de Orion. Osíris teve uma estrela no leste, Sirius, que significou o seu nascimento, e os seus seguidores desfrutaram de uma cerimónia eucarística (na qual a sua carne foi comida sob a forma de bolos de comunhão de trigo). Os cépticos também afirmam que Osíris ensinou muito do mesmo material que Jesus; a afirmação de que muitos ensinamentos são identicamente os mesmos, palavra por palavra. Osíris foi alegadamente morto e ressuscitado, dando esperança de que todo o crente poderia também ser ressuscitado para a vida eterna. Estas semelhanças, quando oferecidas isoladamente, parecem dramáticas. Mas são verdadeiras, e se assim for, que relevância tem isto na historicidade de Jesus?

p>Para responder a reivindicações como estas, os investigadores cuidadosos devem expor quaisquer reivindicações falsas, descobrir a estratégia defeituosa de “apanhar cereja” empregada em tais comparações, revelar as expectativas culturais comuns de qualquer grupo de pessoas que pense sobre a existência e natureza de Deus, descobrir a abordagem improvável alegadamente adoptada pelos primeiros cristãos, e estabelecer o registo histórico fiável para a pessoa de Jesus. Quando se trata de Osíris, o primeiro passo neste processo envolve um exame atento das alegadas semelhanças para ver se elas são verdadeiras em primeiro lugar. Como é o caso das comparações com Mithras e Horus, as falsas semelhanças são frequentemente oferecidas por pessoas que simplesmente não fizeram os seus trabalhos de casa (para outro exame de Osíris e de muitos outros alegados precursores cristãos, visite o excelente website de David Anderson):

Claim: Osíris foi chamado “Senhor dos Senhores”, “Rei dos Reis”, “Deus dos Deuses”, “Ressurreição e Vida”, “Bom Pastor”, “Eternidade e Everlastingness”, e o deus que “fez homens e mulheres para “nascerem de novo”
Verdade: Estes nomes para Jesus não foram usados por Osíris, que foi chamado, “Senhor de Todos”, o “Bom Ser”, “Senhor do Submundo”, “Senhor (Rei) da Eternidade”, “Governante dos Mortos”, “Senhor do Ocidente”, “Grande Homem”, “Aquele que se senta”, “o Iniciante”, “o Carneiro”, “Grande Verbo”, “Chefe dos Espíritos”, “Governante da Everlastingness”, “Deus vivo”, “Deus acima dos deuses”.” Estes nomes bastante gerais também não eram invulgares para muitas outras divindades.

Claim: O nascimento de Osíris foi anunciado por Três Reis Magos: as três estrelas Mintaka, Anilam, e Alnitak na cintura de Orion, e Osíris tinha uma estrela no leste (Sirius) que significava o seu nascimento
Verdade: É verdade que alguns estudiosos ligam Osíris a Orion, mas não esticam a imaginação para chamar às três estrelas da cintura “homens sábios”, e não há qualquer menção a uma estrela do leste na mitologia de Osíris.

Claim: Osíris teve uma espécie de cerimónia eucarística, na qual a sua carne foi comida sob a forma de bolos de comunhão de trigo
Verdade: Não há provas disso na pesquisa dos estudiosos

Claim: Osíris ensinou muito do mesmo material que Jesus; muitos ensinamentos são identicamente os mesmos, palavra por palavra
Verdade: Não há absolutamente nenhuma evidência de nada disto, e a “sabedoria” de Osíris ainda está disponível para revisão.

Claim: Osíris foi morto e mais tarde ressuscitado, dando esperança de que todo o crente também pudesse ser ressuscitado para a vida eterna
Verdade: Osíris foi assassinado e o seu corpo foi depois desmembrado e espalhado. Mais tarde, os seus pedaços de corpo foram recuperados e reintegrados, e ele foi rejuvenescido. Osíris viajou então para o submundo, onde se tornou o senhor dos mortos. Ele não ressuscitou com um corpo glorificado e caminhou com os homens na terra, tal como Jesus. Ele não estava vivo novamente, como Jesus, mas era um deus “morto” que nunca regressou entre os vivos

Deste rápido exame da tradição de Osíris, podemos ver que ele não foi chamado pelos mesmos nomes usados para Jesus, e embora estivesse ligado por alguns à constelação de Orion, não há menção de três sábios na história do nascimento de Osíris. Além disso, Osíris não foi celebrado com uma Eucaristia. Foi assassinado e remontado, mas não foi ressuscitado para a glória e vida como Jesus. Como sempre, o primeiro passo para refutar tais afirmações é simplesmente investigar cuidadosamente os atributos. Para além disto, devemos também reconhecer as expectativas e anseios que as pessoas têm em relação à existência de Deus. A Bíblia descreve correctamente este anseio e o conhecimento inato que cada um de nós tem relacionado com a existência de Deus (Romanos 1:18-20 e 2:12-16). Não nos devemos surpreender que as pessoas antigas (criadas à imagem de Deus) pensassem profundamente sobre a natureza deste Deus. Muitas alegadas semelhanças entre as mitologias pré-cristãs e Jesus são extremamente gerais na natureza e seriam de esperar de qualquer pessoa que considerasse a existência de um Criador Divino. As culturas primitivas interessadas na natureza de Deus argumentaram que Ele teria a capacidade de realizar milagres, ensinar os humanos e formar discípulos. Estas expectativas universais não invalidam a historicidade de Jesus. Como Paulo reconheceu no Monte de Marte (Actos 17,22-31), os homens pensaram profundamente sobre a natureza de Deus antes da sua chegada como Jesus. Por vezes imaginavam os detalhes correctamente, outras vezes não.

div> Publicidade. Percorra para continuar a ler.

enquanto Osíris já não é adorado, o cristianismo continua a prosperar. Porquê? Porque os registos cristãos são fiáveis. Clique em To Tweet

No final, as semelhanças entre Jesus e os precursores mitológicos não invalidam a historicidade de Jesus. A veracidade histórica de Jesus é determinada pelas provas que apoiam a fiabilidade dos relatos das testemunhas oculares. Jesus não é simplesmente uma recontagem da mitologia de Osiris. Enquanto Osíris já não é adorado, o cristianismo continua a prosperar. Porquê? Porque os registos cristãos são fiáveis. Os cépticos por vezes retratam Osíris como algo que ele não é, a fim de nos impedir de acreditar em Jesus como algo que Ele é. Mas o fiável registo bíblico estabelece a Deidade de Jesus de uma forma que nenhum outro texto mitológico antigo poderia esperar alcançar.

Para mais informações sobre a fiabilidade dos evangelhos do Novo Testamento e o caso do Cristianismo, por favor leia Cold-Case Christianity: Um Detective de Homicídios investiga as reivindicações dos Evangelhos. Este livro ensina aos leitores dez princípios de investigação de casos frios e aplica estas estratégias para investigar as reivindicações dos autores do Evangelho. O livro é acompanhado por um conjunto de DVDs Cold-Case Christianity (e Guia do Participante) de oito sessões para ajudar indivíduos ou pequenos grupos a examinar as provas e a fazer o caso.

J. Warner Wallace é um Cold-Case Detective, Senior Fellow no Colson Center for Christian Worldview, Adj. Professor de Apologética Cristã na Talbot School of Theology, Biola University, autor de Cold-Case Christianity, God’s Crime Scene, and Forensic Faith, e criador da Case Makers Academy for kids.

Subscrição para o Daily Email de J. Warner

Print Friendly, PDF Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *