Even quando criança, muitos cristãos recitaram o Terceiro Mandamento dos 10 Mandamentos de Deus, de cor. Mas, tem a certeza de conhecer realmente o Terceiro Mandamento?

Existe um pecado que pode ser pior do que todos os outros pecados. E está a acontecer em grande escala hoje.

“Mas espere!” diz você. “Refere-se ao terceiro mandamento sobre não tomar o nome do Senhor em vão? Como pode isso ser o pior pecado?”

Resposta:

P>Tem a certeza de que o 3º Mandamento apenas diz “não tomarás o nome do Senhor em vão?”

Um pecado é pior do que outro?

Há algumas pessoas religiosas que sustentam que não podemos declarar qualquer pecado pior do que qualquer outro.

O que disse Jesus em Mateus 5:19 Mateus 5:19Quem, portanto, violar um destes mandamentos menores, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; mas quem quer que os faça e ensine, será chamado grande no reino dos céus.
American King James Version×?

Jesus mostrou que algumas leis são maiores e outras talvez “menores”, mas todas as leis de Deus são muito importantes para se viver. Se uma pessoa ensina até mesmo a menor das leis de Deus é eliminada, essa pessoa será considerada como “menos no Reino de Deus”.

Por comparação, é a pessoa que rouba uma caneta de escritório, cometendo um pecado tão grave aos olhos de Deus como um assassino?

A maior parte das pessoas intuitivamente, bem como biblicamente, compreende que todo o pecado é mau, mas existem gradações de pecado. De facto, nos velhos tempos do pacto diferentes pecados tinham diferentes níveis de penas.

Um pecado, contudo, pode ser pior do que todos os outros.

p>Cometer o mal em nome de Deus.

Qual é o verdadeiro significado do 3º Mandamento?

Deixe-nos dar um novo olhar ao 3º Mandamento e ver por nós próprios se este só fala de “tomar o nome de Deus em vão” ou se tem um significado muito, muito maior, mais amplo, muito importante, de cometer o mal em nome de Deus, com consequências muito graves.

Exodo 20:7 Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; pois o Senhor não o terá sem culpa que tome o seu nome em vão.
American King James Version×

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; pois o Senhor não o terá sem culpa que tome o seu nome em vão”.

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”, é imprecisamente traduzido neste versículo.

O original hebraico “Nasa” (pronunciado naw-saw) diz literalmente, “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”.

Então o Mandamento continua, “pois Deus não terá culpa (literalmente, “não limpará” ou “quem não o tiver por limpo que carregue o Seu nome em vão”) quem carrega o Seu nome em vão.”

Outros versos que usam “Nasa” para “levar”

A mesma expressão para “levar” sendo “levar” encontra-se em Josué 3:6 Josué 3:6 E Josué falou aos sacerdotes, dizendo: Levantem a arca do pacto, e passem diante do povo. E eles levantaram a arca do pacto, e foram perante o povo.
American King James Version×and Josué 6:6 Josué 6:6 Josué, filho de Freira, chamou os sacerdotes, e disse-lhes: Levai a arca do pacto, e deixai sete sacerdotes levar sete trombetas de chifres de carneiros perante a arca do Senhor.
American King James Version×:

“E Josué falou aos sacerdotes, dizendo: “Levantem (levantem e levantem) a Arca do Pacto, e passem diante do povo”.

Podemos imaginar os Levitas a apanharem as varas de transporte da arca e a levantarem para CARREGAR a Arca da forma honrosa que Deus tinha ordenado.

De modo semelhante aos Levitas levantando e levando a Arca de Deus da maneira apropriada, como Deus ordenou, por isso devemos levantar e levar o nome de Deus honradamente pelo exemplo das nossas vidas, como parte da Família de Deus.

Também Israel (Jacó), antes de morrer, pediu a José o seu filho para o “levar” (em hebraico “nasa”) honrosamente para fora do Egipto e enterrá-lo com os seus familiares passados.

Génesis 47:30 Génesis 47:30 Mas eu deitar-me-ei com os meus pais, e vós me levareis para fora do Egipto, e me sepultareis no seu sepulcro. E ele disse: “Farei como disseste.
American King James Version×

“mas deixai-me deitar com os meus pais; levar-me-eis para fora do Egipto e sepultar-me-eis no seu sepulcro”. E ele disse: “Farei como disseste”.

Assim, vemos que a palavra hebraica “nasa” para levar, traz um conceito espantosamente poderoso no 3º Mandamento de Êxodo 20:7 Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; pois o Senhor não o terá sem culpa que tome o seu nome em vão.
American King James Version×: “não leve o nome do Senhor em vão”.

O que significa levar o nome de Deus honradamente e não em vão?

Significa que, se quisermos reivindicar e professar-nos cristãos, como seguidores de Cristo Filho de Deus e nosso Pai do Céu, então devemos ter o cuidado de pensar, falar e viver as nossas vidas com amor, respeitando e obedecendo fielmente às leis e ao modo de vida de Deus.

Outra forma estaremos a quebrar o 3º Mandamento de “levar o nome de Deus em vão”.

Deus é nosso Pai, e como nosso Pai, ele tem o direito de fazer com que a Casa da Família regule que nós, como Seus filhos, devemos viver honrosamente, e levar o nome da Família de Deus honrosamente e não em vão.

Não devemos levar o nome do Senhor em vão, mas sim elevar e levar o nome do Senhor honradamente, em todos os nossos pensamentos, palavras e acções.

Notificar a extensão expandida do 3º Mandamento no Novo Testamento: 1 João 3:1-3 1 João 3:1-3 Eis que modo de amor o Pai nos concedeu, para que sejamos chamados filhos de Deus: por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos nós os filhos de Deus, e ainda não aparece o que seremos; mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele; pois vê-lo-emos como ele é. E todo o homem que tem esta esperança nele se purifica a si próprio, mesmo sendo puro.
American King James Version×: “Eis que modo de amor o Pai nos concedeu, para que sejamos chamados filhos de Deus! Portanto, o mundo não nos conhece, porque não O conhecia. Amados, agora somos filhos de Deus; e ainda não foi revelado o que seremos, mas sabemos que quando Ele for revelado, seremos como Ele, pois vê-lo-emos como Ele é. E todo aquele que tem esta esperança Nele se purifica a si próprio, tal como Ele é puro.”

p>Nota aqui, que como “filhos de Deus” na Família de Deus (Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 Por esta razão, ajoelho-me perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, de quem toda a família no céu e na terra se chama,
American King James Version×) devemos “purificar” a escória da nossa natureza carnal egoísta da “luxúria da carne, da luxúria dos olhos e do orgulho da vida” (1 João 2:16 1 João 2:16 Pois tudo o que há no mundo, a luxúria da carne, a luxúria dos olhos e o orgulho da vida, não é do Pai, mas do mundo.
American King James Version×) e levar honrosamente o nome de Deus desenvolvendo o carácter e a mente de Jesus Cristo (Filipenses 2:5 Filipenses 2:5Pois, que esta mente esteja em vós, que também estava em Cristo Jesus:
American King James Version×)

Conhecer Deus é não levar o nome de Deus em vão

O apóstolo João foi inspirado para nos lembrar que se afirmamos “conhecer Deus” e não queremos levar o nome de Deus em vão, então guardaremos amorosamente os mandamentos de Deus.

1 João 2:3-4 1 João 2:3-4 E por este meio sabemos que o conhecemos, se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que disse, eu conheço-o, e não guarda os Seus mandamentos, é um mentiroso, e a verdade não está nele.
American King James Version×

“Agora por isto sabemos que O conhecemos, se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu conheço-O”, e não guarda os Seus mandamentos, é um mentiroso, e a verdade não está nele”

Sadly, quando ponderamos a profundidade do significado do 3º Mandamento de “não levar o nome do Senhor em vão”, chegamos à conclusão de que muitos dos chamados cristãos deste mundo, estão a quebrar o 3º Mandamento.

Por exemplo, eles não guardam o 4º Mandamento (Êxodo 20:8 Êxodo 20:8 Lembrem-se do dia de sábado, para o manterem sagrado.
American King James Version×) e na realidade ensinam às pessoas que a “lei de Deus foi eliminada”, ao contrário do que Cristo ensinou sobre a lei de Deus (Mateus 5:17-19 Mateus 5:17-19 Não pensem que vim para destruir a lei, ou os profetas: Não vim para destruir, mas para cumprir. Porque verdadeiramente vos digo que, até que o céu e a terra passem, um golpe ou um sinal de pronúncia não passará de modo algum da lei, até que tudo seja cumprido. Quem, portanto, violar um destes mandamentos menores, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus: mas quem quer que os faça e ensine, será chamado grande no reino dos céus.
American King James Version×).

Plano de Deus revelado no 3º Mandamento

Podemos começar a ver a maravilhosa magnitude do verdadeiro 3º Mandamento?

Ele expõe literalmente o plano de Deus para a salvação da humanidade, numa só lei magnífica!

Quando verdadeiramente amorosa e respeitosamente guardamos o 3º Mandamento de não levar o nome da Família de Deus em vão, mas levar o nome de Deus honrosamente em todos os aspectos dos nossos pensamentos, palavras e conduta, estamos no caminho da conversão para desenvolver a mente de Deus, que é a razão pela qual nascemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *