Backpacking the Wonderland Trail in Mount Rainier National ParkVoltar de mochila ao Trilho do País das Maravilhas no Parque Nacional de Mount Rainier

p> Voltar de mochila ao Trilho do País das Maravilhas no Parque Nacional de Mount Rainier é uma óptima maneira de testar as águas de travessia para ver se é para si. Joan e eu visitámos o Parque Nacional de Mount Rainier pela primeira vez em 2018, quando estávamos a explorar trilhos para o Pacific Northwest Six-Pack of Peaks Challenge. Ficámos deslumbrados com esta montanha majestosa. O stratovolcano de 14,411 pés activo é tão maciço que cria os seus próprios sistemas meteorológicos. Sabia que estaria de volta.

O Wonderland Trail é um trilho de 93 milhas que se estende completamente à volta do Monte Rainier. Pode presumir-se que é mais fácil porque anda à volta de uma montanha em vez de sobre as cristas da montanha. Estaria errado. O Wonderland Trail sobe e cai a 23.000 pés ao longo dessas 93 milhas. Está constantemente a subir ou a descer.

Visão geral do Wonderland Trail
Distância: 93 milhas
Tempo: 3-14 dias
Dificuldade: Esforço
Ganho/perda de elevação: 25,593 pés
Cães: Não
Quando ir: Julho-Setembro

Após um ano, o meu amigo Jason e eu inscrevemo-nos para uma meia maratona perto de um Parque Nacional diferente. Já corremos em Zion, Grand Canyon, Glacier e Grand Teton. Em 2019, esperávamos inscrever-nos na corrida da Montanha Rochosa, mas infelizmente, realiza-se uma vez de dois em dois anos, e 2019 foi um ano de “adeus”. Por isso, traçámos um plano alternativo: através do Wonderland Trail. Pouco depois de anunciarmos as nossas intenções, o nosso amigo Derek assinou e tivemos uma equipa.

Jason tinha anteriormente tentado um “thru-hike” que foi abortado devido à doença do seu parceiro de caminhadas, por isso esta foi uma espécie de “caminhada de redenção” para ele. Ele sugeriu modificar a nossa rota a partir da trilha oficial, tomando mais rota cénica do Parque Spray entre o Lago Mowich e o Rio Carbono. Este guia cobre a trilha do Wonderland Trail utilizando o alternado Spray Park.

Mapa da Trilha do País das Maravilhas & Perfil de Elevação (Alternativa do Parque de Pulverização)

Itinerário

Depois de caminhar na Trilha John Muir e em muitas outras viagens nas montanhas da Serra Nevada e noutros locais, Fiquei surpreendido ao saber que não há campismo disperso ao longo do Wonderland Trail (há campismo disperso no parque, mas por licença específica, e geralmente bem longe do Wonderland Trail). No Wonderland Trail existem 18 acampamentos estabelecidos (mais dois mais no Wonderland Trail), cada um com um número específico de locais.

Acampamentos são concebidos para acomodar até cinco pessoas e duas tendas, tendo alguns acampamentos também locais de grupo que podem acomodar até 12 pessoas. A sua autorização requer um itinerário detalhado, dia a dia, que indique em que parque de campismo irá ficar em cada data específica da sua viagem.

Deer at Devils Dream Camp

Deer at Devil’s Dream Camp

Dick's Creek Camp's Creek Camp

Os sítios são concebidos para um máximo de 5 pessoas, e 2 tendas

Quando fizemos o nosso planeamento original, utilizámos um itinerário de 11 dias utilizando este excelente planeador de itinerários online. Fornece algumas ferramentas realmente úteis, incluindo a distância entre acampamentos, horas do nascer e do pôr-do-sol e horas de luz do dia.

Sentido dos ponteiros do relógio ou Sentido contrário aos ponteiros do relógio? Quando planear o seu itinerário, terá de decidir por onde quer começar, e se quer caminhar no sentido dos ponteiros do relógio ou no sentido contrário aos ponteiros do relógio. A maioria das pessoas caminha no sentido dos ponteiros do relógio, onde as maiores inclinações não são tão íngremes. Seja como for, cobrirá a mesma quilometragem e subirá (e descerá) o mesmo total de pés verticais. Acontece que caminhamos no sentido dos ponteiros do relógio.

Permits

Permissões de subida para o Wonderland Trail acabou por ser o nosso primeiro desafio. Pode apresentar o seu pedido de licença a partir de 15 de Março. Os pedidos de autorização só são aceites online, mas não há pressa em submeter. Submeta o seu pedido em qualquer altura entre 15 de Março e 31 de Março. Os Rangers começam a processar os pedidos no dia 1 de Abril, por ordem aleatória. Cada pedido de licença inclui uma taxa não reembolsável de $20 que é paga quer lhe seja ou não concedida uma licença. Aumenta as suas probabilidades tendo flexibilidade nas datas de início e evitando horas de ponta (fim-de-semana e feriados).

No nosso caso, cada um de nós três solicitou uma autorização, com datas de início diferentes e itinerários ligeiramente diferentes. A nossa esperança era que pelo menos um de nós conseguisse uma licença. Infelizmente, nenhum de nós obteve uma licença.

Felizmente, 30% dos parques de campismo estão reservados para autorizações de entrada. Tínhamos previsto duas semanas para a viagem para nos darmos flexibilidade, e decidimos correr os nossos riscos. Jason e eu conduzimos até Longmire no domingo e encontrámos um parque de campismo de carros aberto no Parque de Campismo Cougar Rock. Uma vez reservado isso, conduzimos até Longmire, entrámos no Centro de Informação sobre a Natureza Selvagem às 14h00 e saímos 30 minutos depois com uma licença para iniciar a trilha no dia seguinte.

Em vez de fazermos a trilha em 11 dias como inicialmente planeado, optámos por maximizar o nosso tempo de folga disponível e demorámos 13 dias a percorrer a trilha. Devido à longa duração da nossa viagem (a maioria das viagens no Wonderland Trail está mais próxima dos 6-9 dias), conseguimos pontuar alguns dos acampamentos mais cobiçados ao longo do percurso. A sua autorização enumera o seu itinerário do dia-a-dia, e deve ser anexada ao exterior da sua mochila ao fazer caminhadas, e à sua tenda quando acampar. E no caso de se interrogar, os guardas-florestais verificaram as nossas autorizações duas vezes ao longo do trilho.

Centro de Informação da Terra Selvagem de Longmire

Obtendo as nossas licenças

Marcámos uma licença de entrada no trilho

Marcámos uma licença de entrada no trilho!

Longmire Lodge

Pequeno almoço no Lodge

Para as autorizações de entrada, o guarda-florestal entregou-nos um itinerário em branco e uma impressão mostrando a disponibilidade actual para cada parque de campismo por data. Fomos avisados para sermos rápidos no preenchimento, uma vez que existem três estações de guarda-florestal no trilho onde os caminhantes podem solicitar autorizações de entrada no parque de campismo. Todos estão a trabalhar a partir dos mesmos dados de disponibilidade, por isso, embora um local possa estar disponível quando o guarda-florestal lhe entregar a lista, na altura em que entregar o seu itinerário, alguém numa estação de guarda-florestal diferente pode já ter levado esse último parque de campismo. No nosso caso, tivemos muita sorte. Primeiro, estávamos a começar numa segunda-feira (em vez de uma data de fim-de-semana). Segundo, tivemos 12 noites de acampamento pelo caminho. Embora os primeiros dois dias exigissem muitos quilómetros, teríamos muitos dias curtos e fáceis na segunda metade da nossa viagem.

Itinerário do País das Maravilhas proposto

Um dos nossos itinerários propostos

Permissão do País das Maravilhas com Itinerário

O nosso passeio…em licença com o nosso itinerário final

Resuprimento

Existem três localizações principais para enviar ou fazer o reabastecimento de pacotes: Longmire, Mowich Lake e Sunrise. A nossa esperança era que começássemos em Longmire, pelo que enviámos pacotes de reabastecimento tanto para Mowich Lake como para Sunrise. Outra opção seria conduzir até ao(s) local(is) onde pretende colocar a cache, o que é viável se tiver um dia antes de começar o seu thru-hike. Seguindo as instruções no website do NPS, enviamos em caixas de plástico de 5 galões, fechadas com fita adesiva, via Fedex. Foi caro (~$158 por quatro baldes) para que pudesse ter em conta na sua decisão o número de pacotes de reabastecimento, ou se os quer entregar em mão na véspera da sua viagem.

Uma dica importante: O website do NPS diz-lhe para escrever a data em que a cache será recolhida no contentor, mas não explica porquê. Eles têm caixas de armazenamento à prova de urso que não são suficientemente grandes para armazenar todas as caches. Os guardas florestais irão encher as caixas de armazenamento com as caches com base na data de recolha, e armazenar o resto numa área segura a que não se pode chegar. Uma vez que disparávamos para obter autorizações de entrada, não sabíamos exactamente que datas iríamos recolher cada cache, por isso colocámos um intervalo de datas.

Resuprimento na Estação Ranger de Mowich Lakep>Resuprimento na Estação Ranger de Mowich Lake

Como acabou, nós os três recebemos os nossos carregamentos de reabastecimento no Lago Mowich, mas o pacote de Derek não estava no armazém ao nascer do sol. Felizmente ele foi capaz de localizar um guarda-florestal que conseguiu abrir o edifício onde as outras caches estavam armazenadas, e o seu pacote de reabastecimento foi encontrado. A data da recolha é importante, ou então certifique-se de lá chegar antes do encerramento da estação dos rangers.

Se enviar as suas embalagens de reabastecimento, tenha em mente que não pode enviar combustível. Planeámos para isso e transportamos um pouco mais desde o início. Conseguimos comprar caixas adicionais, bem como lanches na pequena loja ao nascer do sol.

Recursos de Planeamento para Mochila o Trilho do País das Maravilhas

• Acampamento na Natureza & Caminhadas – Visão geral e informações essenciais do website do Parque Nacional do Monte Rainier
  • Caching Food and Fuel – Official Mount Rainier NPS site
  • Caminhando no Trilho das Maravilhas por Tami Asars – The Mountaineers Books
  • Wonderland Trail Itinerary Planner
  • Recursos Essenciais do Trilho das Maravilhas – inclui as ferramentas que utilizámos tanto para planeamento no trilho

Backpacking the Wonderland Trail, Dia a Dia

O resto deste guia descreve a nossa viagem no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no Wonderland Trail, começando perto de Longmire e tomando a rota alternativa do Spray Park. Dividi-o aproximadamente em três segmentos: Longmire ao Lago Mowich; Mowich ao nascer do Sol; e Sunrise de volta a Longmire.

P>Pode viajar connosco com um guia diário baseado no itinerário que utilizámos para caminhar na Trilha do País das Maravilhas, com fotografias, mapa de descrição da trilha e perfil de elevação.

Longmire ao Lago Mowich

• Dia 1: Sonho do Diabo
  • li>Dia 2: Rio Puyallup Norte
  • Dia 3: Lagos Dourados
  • li>Dia 4: Rio Mowich Sul li>Dia 5: Lago Mowich (O Papel da Águia)

Lago Mowich ao nascer do Sol

>li>Dia 6: Dick Creek

• li>Dia 7: Acampamento Místico
  • Dia 8: Riacho do Granito
  • Dia 9: Nascer do Sol

Nascer do Sol para Longmire

• Dia 10: Summerland
  • >li>Dia 11: Bar Indiano li>Dia 12: Córrego Maple >li>Dia 13: Longmire

Chegada a Summerland na Trilha do País das Maravilhas
Visitando o Monte Rainier

Outro olhar para trás em Rainier

Cairn no Rio Mowich do Sul

Jeff, Jason e Derek no Lago Místico

Trail to South Mowich River Camp

Postscript

Teria eu feito algo diferente se tivesse de caminhar novamente na trilha?

• Combino alguns dos dias e termino a trilha em 11 dias vs 13 dias. Gostei dos dias curtos preguiçosos, mas talvez fossem um pouco preguiçosos demais para mim.
  • Eu punha mais variedade e só pensava apenas no meu planeamento de refeições. Fiz o expediente, e trouxe refeições desidratadas para os jantares. No final, anseava por algo um pouco diferente, e penso que isso poderia ser alcançado se reflectisse um pouco mais no planeamento e preparação.
  • Uma coisa que foi um sucesso? Tortilhas de Farinha e Nutella. Saborosas, duráveis, embaláveis, e carregadas de energia. Aprendi essa dica com o Carsten Jost quando fizemos mochila no Parque Nacional de Grand Teton. É um guardião.
  • E para outra perspectiva sobre a mesma viagem, veja o post de Derek’s Wonderland em 100Peaks.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *