“Ele desceu ao inferno”. Esta frase do Credo dos Apóstolos tende a gerar muitas perguntas.

Parte da confusão deriva do facto de que a frase é chocante. A imagem de Jesus caminhando num abismo ardente sob a superfície da terra é quase impossível de resistir quando se ouve pela primeira vez a afirmação. No entanto, esta não é a imagem correcta e não é o que está por detrás da afirmação.

Deve admitir-se que esta frase não é tão antiga como os outros artigos que se juntam para compor o Credo dos Apóstolos. A frase “descida ao inferno” não era provavelmente uma parte aceite do Credo até ao final do século IV. Além disso, a frase não vem directamente da Escritura como citação, embora se possam discernir alguns tons da frase em 1 Pedro 3.18-22 e Efésios 4.9, como veremos.

Então, o que significa este artigo? É melhor resumir o significado desta forma: Jesus morreu uma morte real para assegurar uma vitória real.

Uma morte real

P>Primeiro, Jesus morreu uma morte real. Afirmar que a morte de Jesus foi uma morte real é afirmar que a Sua morte não foi uma simulação ou uma morte única para Ele, que Ele de alguma forma morreu de forma diferente da nossa morte. Pode ouvir esta ênfase no Credo dos Apóstolos, se considerarmos as frases em conjunto: Jesus foi crucificado, Jesus morreu, Jesus foi sepultado, … e Jesus desceu ao inferno. Os autores do Credo realçam que as três primeiras coisas não foram falsas ou de alguma forma apenas espirituais e, portanto, foram obrigados a usar a frase, “ele desceu ao inferno”, como um selo ou repetição que conduz à morte real de Jesus.

p>Quando o Credo menciona o inferno, não usa a palavra gehena. A palavra Novo Testamento para o verdadeiro, local físico para o inferno, o lugar da retribuição final, é “geena”. O Credo dos Apóstolos não se refere à geena física, mas ao sheol (em hebraico) ou hades (em grego). O sheol e o hades nem sempre são entendidos na Bíblia exactamente da mesma forma, no entanto, podemos resumir que estes termos se referem mais frequentemente ao estado de morte do que ao local após a morte. É por isso que no Antigo Testamento a palavra sheol é traduzida mais frequentemente com a palavra “sepultura”. A ênfase no sheol e no hades não é localização, mas estado de existência, uma existência de vida desencarnada. A Bíblia define a morte, afinal, como uma separação do corpo e da alma (Eccl. 12.7). A descida refere-se não à localização (o inferno está para baixo, o céu está para cima), mas a um estado de existência que é muito menos nobre que o estado de vida.

A Bíblia ensina claramente que o inferno é um lugar real, físico (Sl. 49.14-15; 16.8-11; Ac. 2,27; Pr. 7,27; 9,18; Eccl. 9,10; Lc. 16,23, 28; Jó 24,19; Mt. 11,23-24; Isa. 14,15; Mt. 16,18), um lugar reservado para os ímpios, para aqueles que não cumprem o justo julgamento de Deus. Jesus não visitou este lugar.

O que precisamos de ouvir nesta frase é que o que acontece a todos os que morrem, realmente aconteceu também a Jesus. Na sua morte, ele entrou na mais profunda humilhação da existência humana, experimentando a morte até à sua completa conclusão. Ele não falsificou a Sua morte. Não foi uma aparição que morreu. Não houve um duplo que morreu no seu lugar. Ele não esteve em algum estado de inconsciência e coma durante três dias. Ele não foi morto por exaustão após ter sido pendurado na cruz. Jesus morreu uma morte real, uma descida real ao estado de morte.

p>Segurar uma vitória real

Segundo, porque Jesus morreu uma morte real podemos afirmar com confiança que a Sua vitória sobre o pecado e a morte não foi oca. Quando lemos 1 Coríntios 15, o mais longo ensinamento bíblico sobre a ressurreição, vemos como era importante para Paulo que os cristãos compreendessem a ressurreição a seguir a uma morte real. Se a morte não foi real, a ressurreição foi tudo menos uma ressurreição.

Indeed, se a morte de Jesus foi diferente da minha morte, como é que a minha ressurreição será algo parecido com a Sua ressurreição? No entanto, é exactamente isto que a Bíblia afirma quando diz que a Sua ressurreição é as “primícias” da minha própria ressurreição (1 Cor. 15.20, 23). Se a morte de Jesus não fosse real, então nunca explicaria a morte muito real que é o resultado do pecado de Adão; Paulo diz, “pois, como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados” (1 Cor. 15.22). A vitória de ser um recipiente da promessa de Deus de vida eterna, surge através da vitória de Jesus sobre o castigo da morte. Se Ele não “engolir” a morte (1 Cor. 15.54; Isa. 25.8), então não haverá vitória alguma.

Por muito que o Credo nos ensine que devemos afirmar a morte real e, relacionado com isto, a verdadeira vitória de Jesus, parece apropriado notar rapidamente algumas das coisas que não queremos dizer quando confessamos o Credo dos Apóstolos.

  • A descida ao inferno não ensina que Jesus foi a algum lugar depois da sua morte na cruz, antes da sua ressurreição, e realizou algum ministério. Isto é um equívoco de 1 Pedro 3.19 (“… ele foi e proclamou aos espíritos na prisão …). Se Ele o fizesse, teria apenas metade da Sua natureza humana, uma vez que o Seu corpo permaneceu no túmulo, e o Seu espírito já tinha sido entregue a Deus, tendo sido colocado sob os cuidados de Deus (Lc 23,46, Sl 31,5, Ac 7,59; Jo 19,30; e Ac 7,59). O próprio Jesus foi passivo durante estes três dias, não activo.
  • li> A descida ao inferno não ensina que Jesus, depois de assumir o Seu corpo glorificado, entrou na localização física do inferno. Isto é um equívoco de Efésios 4.9 (“… ele também tinha descido para as regiões inferiores, a terra …”). Esta passagem, ao invés, usa a linguagem da descida para descrever a encarnação de Jesus (Sl. 139.15 é semelhante).li>Relacionado com o anterior, a descida ao inferno não ensina que Jesus, no Seu corpo glorificado, foi para a localização física do inferno a fim de pregar uma mensagem de salvação. Isto é mal interpretado tanto 1 Pedro 3.18-22 como Efésios 4.9, e juntá-los. Jesus não realizou um ministério de pregação do evangelho no inferno que espelhasse o seu ministério de proclamação do evangelho na terra. Hebreus 9.27-28 parece escrito expressamente para se opor a este ponto de vista: “assim como é designado para o homem morrer uma vez, e depois disso vem o julgamento, assim Cristo, tendo sido oferecido uma vez para suportar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não para lidar com o pecado, mas para salvar aqueles que estão ansiosamente à sua espera”li> A descida ao inferno não ensina que Jesus entrou num local físico único que é diferente do inferno, mas ainda não no céu. A teologia católica romana ensina que, num estado desencarnado, Jesus entrou no limbo do patrão, o território mesmo no “limite” do inferno. A Bíblia não ensina que o inferno físico está subdividido em quatro partes (inferno dos condenados, purgatório, limbus patrum, e limbus infantium).Finalmente, a descida ao inferno não ensina que Jesus, num estado desencarnado, ministra a outras almas desencarnadas proclamando-lhes a vitória da sua cruz. Alguns teólogos evangélicos (J. I. Packer, Leon Morris, e muitos estudiosos luteranos) combinam 1 Pedro 3.18-22 e Efésios 4.9, juntamente com 1 Pedro 4.4-6 (“o evangelho foi pregado mesmo aos que estão mortos”) para ensinar que Jesus ministrou às almas cativas dos santos do Antigo Testamento que morreram antes da morte de Jesus na cruz, não para alterar o seu curso, mas para lhes proclamar a sua realização na cruz./ul>p> se há tantas maneiras de ler mal o Credo dos Apóstolos, porquê usá-lo no culto corporativo?! Ou porque não simplesmente editar a frase, “ele desceu ao inferno”? Um caso para este último é feito por Michael Williams (“He Descend Into Hell? An Issue of Confessional Integrity”) bem como por Wayne Grudem (ver “He Did Not Descend Into Hell”): Uma Plea para Seguir as Escrituras em vez do Credo dos Apóstolos”).

    Uma grande maioria de pastores e professores reformados afirma alegremente o Credo dos Apóstolos por algumas boas razões.

    • Primeiro, nenhuma declaração confessional deve ser afirmada sem compreender o seu significado. Sabendo isto, os escritores do Catecismo Maior de Westminster dizem: “A humilhação de Cristo após a sua morte consistiu em ser enterrado, e continuar no estado dos mortos, e sob o poder da morte até ao terceiro dia; o que foi expresso de outra forma nestas palavras, Ele desceu ao inferno (50)”. Mais está disponível no pequeno livro de Daniel Hyde, In Defense of the Descent. A reafirmação, “Jesus morreu uma morte real para assegurar uma vitória real”, destina-se a ajudar a cristalizar o que se entende por “ele desceu ao inferno”. Compreendido correctamente, o Credo dos Apóstolos afirma uma verdade doutrinal muito importante.
    • li>Segundo, o Credo dos Apóstolos tem sido parte integrante da vida protestante durante muitos séculos, não apenas em termos de confissão empresarial, mas em termos de instrução teológica. De facto, o Pai Nosso, os Dez Mandamentos, e o Credo dos Apóstolos formaram a espinha dorsal da instrução da igreja ao longo dos tempos. J. I. Packer e Gary Parrett fazem este ponto em Grounded in the Gospel: Construindo os crentes à maneira antiga. Não gostaríamos de abandonar esta declaração de credo quando guardá-la nos permite participar no currículo da igreja protestante através dos tempos.li>Finalmente, quando acreditamos verdadeiramente que Jesus experimentou o abandono do Seu Pai (Mt. 27.46; Mc. 15.34), temos a certeza de que este abandono nunca nos irá abranger. Jesus volta-se para o início do Salmo 22 enquanto na cruz e, por causa dessa morte, o fim do Salmo 22 está aberto para nós: “os aflitos comerão e serão satisfeitos” e “a sua justiça” será proclamada! Quando o nosso Salvador moribundo nos dirige ao Salmo 22, sabemos que a nossa segurança eterna está segura, que a Sua obra foi feita em nosso favor para que, embora por vezes possamos sucumbir ao medo da escravidão do pecado, saibamos que por Ele recebemos o Espírito de adopção (Romanos 8.15).

    Há muito mais a dizer sobre o tema da descida de Jesus, mas saibamos que a Sua morte realizou para nós o que as nossas obras nunca poderiam realizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *