Por E.L. St. Claire, D.D., Ph.D. (1866-1916)

Este sermão do Dr. E.L. St. Claire foi originalmente publicado pela Ayden Free Will Baptist Printing Company. A data da publicação é desconhecida. Descarregar versão PDF

“Adão por transgressão caiu”. Deus não o fez cair; Deus não causou a queda de Adão. Se assim for, Deus é responsável pelo acto, e não Adão. A causa é e deve ser responsável pelo efeito. Adão caiu; a causa dessa queda é responsável pelo acto ou queda.

Então, se Deus criou Adão e causou a queda de Adão, Deus, não Adão, é responsável pelo acto e suas consequências. Isto pode parecer sacrilégio, mas não é. Estou apenas a usar o bom senso que Deus me deu.

Para que o Criador possa deter Adão, o homem criado, pelas suas próprias acções, primeiro, o homem deve ser um ser responsável dotado da “liberdade da vontade”, o poder de escolher entre duas ou mais coisas. Segundo, duas ou mais coisas devem ser colocadas perante o homem, para que ele, homem, possa exercer a sua “liberdade da vontade”. Terceiro, a oportunidade deve ser dada.

Esta oportunidade foi dada ao homem, a criatura, por Deus, o Criador. Quando Ele, Deus, deu ao homem, a criatura, uma lei, com uma pena, e ordenou ao homem que a obedecesse, segue-se necessariamente que o homem, a criatura, deve ter o poder de escolher – o exercício – o seu direito de escolha entre a obediência e a desobediência para poder ser livre. Caso contrário ele, o homem, não é livre, não é responsável, e por isso sofre injustamente por fazer o que não pôde ajudar a fazer. Agora Deus é justo, a lei é justa, e o castigo do homem é justo, porque o homem foi injusto. A lei era para o bem do homem, não para o bem de Deus; daí que a lei fosse santa, ordenada para manter o homem santo como Deus o Criador amoroso tinha criado o homem.

Os Baptistas do Livre-Arbítrio sempre acreditaram que o homem é responsável perante Deus seu Criador pelos seus actos; daí que o homem seja um “livre-arbítrio”, tendo o poder de escolher entre o bem e o mal. Jesus ensinou esta doutrina quando exclamou: “Aquele que quiser vir”. Novamente o nosso Senhor ensinou a doutrina do livre arbítrio quando ordenou aos Seus apóstolos que fossem a todo o mundo e pregassem o evangelho a toda a criatura. Porque todos eram pecadores, todos pecaram. Todos precisavam de redenção-salvação. apelando a todos para acreditarem no Senhor Jesus Cristo-crença no único Filho de Deus, como o único meio de salvação, apelando a todo o mundo para o arrependimento-não uma parte dele- apelando a todos os homens para se arrependerem dos seus pecados-não alguns deles. Porquê, porque todos pecaram. Não chamando a alguns, mas a todos. Porquê chamar se todos não podem ouvir? Porquê morrer por todos se todos não podem ser salvos? O Seu sangue não é suficiente? Não é amplo o sacrifício de Cristo?

A tudo o que não seja uma salvação plena e livre do pecado é anti-Cristão, não de um Cristo amoroso e moribundo, mas cheira a favelas da religião. chamando todos os homens a re-pender – em qualquer lugar. Tudo o que não seja isto está debaixo de um Deus amoroso, e só encontra lugar nas mentes rasas dos homens. Acredite e arrependa-se! Quem? Todos os homens, em toda a parte. Porquê? Porque todos os homens em toda a parte nos revelam a natureza amorosa – a natureza altruísta do Cristo e de Deus Pai. Fé em Cristo, e arrependimento para com o Deus Pai. Todos vêm – grandes e pequenos, ricos e pobres, todos vêm – todos os homens, em toda a parte. Venha, o sacrifício é oferecido; a espada é retirada diante dos portões do Éden espiritual, a igreja. Entrem, todos os parentes, todas as tribos, todas as nações, entrem! E no entanto, há espaço para todos. Cristo morreu por todos. Jesus Cristo provou a morte por todos os homens. Vá lá; só os demónios – demónios – vos manteriam afastados, afastados.

Que os Baptistas do Livre-Arbítrio alguma vez ensinaram e alguma vez acreditaram que a salvação era livre e que todos os homens poderiam ser salvos, se o fossem. Os Baptistas do Livre-Arbítrio também acreditam e ensinam que o baptismo segue a experiência e a graça, e que os crentes verdadeiros e penitentes são os únicos sujeitos adequados para o baptismo. “Arrependei-vos e sede baptizados”, disse Pedro aos pecadores ansiosos e crentes no Pentecostes, e como Baptistas, nós alguma vez ensinámos. O baptismo simboliza a morte, o enterro e a ressurreição de Jesus, o Cristo. Apenas aqueles que podem arrepender-se e acreditar no Evangelho devem ser baptizados-“sepultados com Cristo no baptismo”

Foi a Igreja Católica que mudou o rito do baptismo para efusão ou aspersão, e a mudança não foi sancionada até 1351. Os Baptistas do Livre-Arbítrio não adoptaram a mudança – e não o farão! A Ceia do Senhor, como acreditam e ensinam os Baptistas de Livre Vontade, foi estabelecida pelo nosso Senhor como uma ceia memorial da Sua morte e sofrimento na cruz – a ser perpetuada até que Ele venha novamente. É a ceia do Senhor, portanto, não uma ceia Baptista destinada apenas ao povo do Senhor; e como é impossível para a igreja julgar quem está salvo, a igreja não tem o direito de dizer quem a tomará. De facto, o Senhor ordena à igreja que não julgue – por isso, os Baptistas do Livre-Arbítrio não excluem ninguém da ceia do Senhor que afirma ser o povo do Senhor.

Esta não é uma doutrina nova. John Bunyan escreveu um livro intitulado Baptism No Bar to the Communion (Baptismo Sem Barra à Comunhão) há três séculos. Não houve comunhão próxima ou restrita até ao ano 339 d.C., quando a Igreja Católica Romana adoptou o Credo dos Apóstolos e excomungou todos os que não subscreveram os seus ensinamentos. Os Baptistas recusaram-se a fazê-lo e foram excomungados. Como retaliação, alguns Baptistas excluíram todos os outros – mas não foi assim ensinado por Cristo e pelos Seus apóstolos. “Que um homem se examine a si mesmo e assim o deixe comer”, ensinou S. Paulo. Assim, os Baptistas do Livre-Arbítrio não ensinaram ou praticaram uma comunhão restrita ou próxima; uma vez que não há autoridade divina para isso, e como se trata de uma doutrina católica, deixamos que os católicos a tenham. Tal como o baptismo de bebés, ela pertence aos católicos. Porque não deixar que os católicos tenham a sua? Não vamos aos Católicos por nenhuma das nossas doutrinas, mas a Cristo e aos seus apóstolos.

p>Não há autoridade bíblica fora da Igreja Católica para uma comunhão próxima. Para nós, os Baptistas do Livre-Arbítrio, a Igreja Católica não é nenhuma autoridade. Durante mais de trezentos anos, não houve comunhão próxima ou restrita. Um cristão era cristão, e tinha direito a todos os privilégios de um cristão. Foi apenas nos dias da apostasia católica romana em 338 d.C. que a comunhão restrita foi introduzida por essa Igreja. Não sendo católicos, os Baptistas do Livre-Arbítrio não a adoptaram. Todos os cristãos são bem-vindos à ceia do Senhor quando os Baptistas de Livre-Arbítrio a observam.

Os Baptistas de Livre-Arbítrio também acreditam e praticam a lavagem dos pés dos santos, em ligação com e imediatamente após a ceia do Senhor. Sempre o fizeram e, sem dúvida, sempre o farão, uma vez que os Baptistas de Livre-Arbítrio estão a aumentar em vez de estarem a diminuir. Os Baptistas do Livre-Arbítrio, sendo um povo simples, sempre aceitaram o Novo Testamento como a única fonte de doutrina, não lhe acrescentando nada, e não lhe retirando nada. Sendo um povo simples, e descobrindo no Novo Testamento que Cristo lavou os pés dos seus discípulos depois de instituir a ceia do Senhor, eles continuaram o santo exemplo.

Foi-lhes dito por homens sábios, e homens que não eram sábios, que não era necessário lavar os pés, mas sendo um povo simples, eles pensaram que Cristo estava certo, e aqueles homens sábios e insensatos estavam errados. Aos Baptistas do Livre-Arbítrio foi-lhes dito pelos seus pretensos instrutores que a lavagem dos pés não tinha continuado depois do Pentecostes. Sendo um povo simples, procuraram na história inicial da igreja, e descobriram que os pais cristãos não só praticavam o lava-pés, mas também escreviam sobre isso; por isso não tinham fé naqueles que seriam instrutores, mas deixavam-nos ir e aos seus ensinamentos, e aproximavam-se de Cristo e dos seus simples e simples ensinamentos.

Again, os Baptistas do Livre-Arbítrio descobriram, ao procurarem diligentemente, que todas as enciclopédias padrão diziam que lavar os pés dos santos era um rito religioso praticado pelos primeiros cristãos. Assim, sentiram naturalmente que aqueles que se opunham ao santo exemplo de humildade estavam errados e não estavam tão bem informados como fingiam. Os Baptistas do Livre-Arbítrio descobriram por pesquisas históricas que nos dias de John Bunyan, a lavagem dos pés era mencionada por aquele escritor como uma prática entre os Baptistas ingleses, e descobriram que no nosso querido país, os Baptistas Calvinistas praticavam a lavagem dos pés antes daquele corpo se separar ou lavavava os pés um do outro – antes de a facção anti-Missionária, anti-Masonry se ter revelado e excluído ou não a facção Missionária em 1832. Esta descoberta apenas fortaleceu os Baptistas do Livre-Arbítrio na sua fé – por isso continuaram a lavar os pés.

Então foi dito aos Baptistas do Livre-Arbítrio que São João era o único apóstolo que mencionava a lavagem dos pés em ligação com a ceia, e isto foi prova suficiente de que não era para continuar. Isto foi um duro golpe. Doeu. Alguns quase desmaiaram à margem do caminho, mas os mais atentos investigaram e descobriram que S. João escreveu o último dos Evangelhos. O seu Evangelho no ano 66 d.C., depois de todos os outros apóstolos terem morrido – e São João, ao ver o que os Santos Mateus, Marcos e Lucas tinham omitido – inserira-o no seu próprio Evangelho, certificando-se assim de que assim acontecia. O Evangelho de S. João tem muitas coisas nele ensinadas que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar nos Evangelhos. Mas nenhum estudante da Bíblia sensato as rejeitaria porque não são ensinadas noutro lugar. Se lavar os pés dos santos deve ser rejeitado porque São João é o único apóstolo que o menciona, então a mesma regra aplicar-se-á a todas as coisas mencionadas no Evangelho de São João que não se encontram nos outros. Não devemos lavar os pés em ligação com a ceia do Senhor porque S. João é o único dos apóstolos que a menciona. Disparate! Não precisa de comentários! Portanto, os Baptistas do Livre-Arbítrio não o deram; nenhum dos apóstolos condenou ou se opôs; o Cristo estabeleceu-o. Não há nenhum acto de Cristo tão minuciosamente descrito como o simples acto de lavar os pés dos discípulos.

p>Porquê tão particular? Há uma razão para isso. Era um costume simples, oriental, e é hoje um dever doméstico sagrado e sagrado pelo Mestre – colocado na igreja com um propósito, um dever, um exemplo. Examinemo-lo brevemente – deixem-nos ver quão minuciosamente é descrito. Em primeiro lugar, o jantar terminou. Segundo, ergue-se. Terceiro, pega numa toalha. Quarto, as próprias raparigas com ela. Quinto, toma uma bacia. Sexto, derrama água. Sétimo, começa a lavar os pés dos discípulos. Porquê esta descrição minuciosa? Porquê esta declaração pormenorizada das acções do nosso Senhor, se não se deve atribuir importância ao acto? Lembre-se, também, que isto é inspiração. Porque é que o apóstolo não se limitou a escrever: “Ceia sobre, ele lavou-lhes os pés”, mas esta única acção de Cristo é separada de todas as suas acções e minuciosamente descrita – porque Deus, sob a forma de homem, está a ensinar humildade à Sua igreja. Eu fi-lo; também vós – não era novo; era um costume antigo com um novo significado – um acto doméstico quotidiano fazia um acto de igreja, dado um significado espiritual.

O pão ázimo usado na ceia não era novo. Os judeus tinham-no comido durante quinhentos anos – desde há um ano. Não era novo; era uma criação antiga! Jesus tomou este velho costume, colocou-o na sua nova igreja – deu a este velho costume de pão ázimo um novo significado, um significado espiritual. “Come-o em memória de mim; até que eu volte”. Jesus comeu os pães ázimos na Sua própria casa – apenas um ano. Cristo tomou-o e fez dele um costume na Sua casa, a igreja recentemente constituída, e deu-lhe outro significado – um significado espiritual. Do mesmo modo, lavar os pés era um costume antigo entre os judeus. Jesus tomou este costume antigo e deu-lhe um novo significado.

“Devíeis fazê-lo”, diz Ele, e eles fizeram-no, e à medida que os apóstolos iam de lugar em lugar, estabelecendo igrejas, ensinaram-nos também a lavar os pés dos santos, porque os primeiros cristãos o praticavam em ligação com e imediatamente após a ceia do Senhor. Jerônimo e Agostinho mencionam-no ambos. Cristo estabeleceu poucas coisas novas, mas tomou os velhos costumes e deu os novos significados espirituais. As suas lições mais instrutivas foram ensinadas por coisas antigas e familiares. Enquanto o homem for vaidoso, orgulhoso, jactancioso, precisa – e precisará – de uma lição de humildade e amor fraternal. Cristo não poderia humilhar-se de uma maneira melhor; se pudesse, teria escolhido uma maneira melhor. Mais uma vez, Cristo não poderia ter escolhido uma melhor maneira de ensinar aos Seus discípulos uma lição de humildade e vida de serviço.

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir”. Não havia melhor maneira de ensinar este preceito do que servindo-os, e Ele serviu. “Vós sois servos, não senhores”: Eu dei-vos um exemplo”. Ensinei-vos como servir. O Cristo-mestre, Senhor-servido”. “Fazei vós também”. Os Baptistas do Livre-Arbítrio, um povo pequeno, um povo simples, não sabiam melhor do que seguir o Mestre, aceitando-O, o Cristo bendito, o seu Salvador, Sacerdote, Rei, e Legislador.

Não podem fazer outra coisa senão seguir os Seus ensinamentos, e ser verdadeiros servos. O mundo deve desculpá-los pela sua teimosia cega em persistir em seguir e praticar este santo exemplo de Cristo. Tendo aceitado Cristo, os Baptistas do Livre-Arbítrio não conhecem outra autoridade para a doutrina. Sendo um povo simples, outros devem desculpá-los por não aceitarem as suas instruções gratuitas – mostrando-lhes que não é necessário fazer o que Jesus diz “devíeis fazer”. A única razão verdadeira e real que os Baptistas do Livre-Arbítrio podem dar para lavar os pés é Jesus Cristo ter dito: “Devíeis fazê-lo”. A única autoridade real e verdadeira que os Baptistas do Livre-Arbítrio podem dar para lavar os pés é Jesus Cristo.

Os Baptistas do Livre-Arbítrio acreditam na ressurreição, julgamento, vida eterna para os salvos em Cristo, castigo eterno para os não salvos de Cristo, missões domésticas, Escolas Dominicais, e todas as boas obras que Deus tem predestinado, devemos andar em voz alta onde a Bíblia fala, silenciosos quando está em silêncio, aceitando o Novo Testamento como um guia infalível para a fé e doutrina. Os Baptistas do Livre-Arbítrio não reconhecem nenhum chefe terreno da igreja. “Cristo é a cabeça da igreja”. Nenhum poder terreno tem o direito de ditar à igreja. “O meu reino não é deste mundo” – igreja e estado não se podem misturar.

Os Baptistas do Livre-Arbítrio reconhecem a Palavra de Deus como autoridade suprema em todas as coisas divinas.

Agora leitor, afirmei brevemente “no que os Baptistas do Livre-Arbítrio acreditam e porquê”. Não o tenho preocupado com livro, capítulo, e versículo, mas posso fazê-lo. É vosso agora – tudo o que peço é uma investigação justa e honesta, e tereis de nos experimentar. Declaramo-nos culpados da acusação de acreditar e pregar estas coisas. Terá de nos julgar. E, caro leitor, tudo o que pedimos é que seja julgado pelo Novo Testamento com toda a justiça. Os Baptistas do Livre-Arbítrio estão dispostos a ser julgados e condenados pelos ensinamentos de Cristo. Que assim seja. Este é um pequeno e simples caso. Nenhuma reivindicação é feita a não ser que seja uma declaração de factos acreditados e ensinados pelos Baptistas do Livre-Arbítrio.

“Não a nós, não a nós, Oh Senhor, seja a Glória, a Honra e o Poder, mas a Ti. Amém.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *